'Maratonista' Otamendi volta a correr contra o tempo
Nicolás Otamendi aponta ao onze argentino diante de Porto Rico. A imprensa albiceleste avança que o defesa central de 37 anos vai regressar à titularidade no duelo particular agendado para a madrugada de quarta-feira, depois não ter sido utilizado contra a Venezuela, no sábado.
O descanso no duelo disputado em Miami foi uma novidade, face ao passado recente de Otamendi. De acordo com o CIES Football Observatory, nenhum jogador, entre clube e seleção, somou tantos minutos como o defesa-central entre setembro de 2024 e de 2025 (6103).
Otamendi somou 4835 minutos de águia ao peito na época passada, que para o veterano central até começou em Paris. O internacional argentino acumulou presenças ao serviço da seleção na Copa América e nos Jogos Olímpicos de 2024, antes de disputar 54 partidas pelo Benfica.
O Mundial de Clubes encurtou as férias dos jogadores encarnados e Otamendi não foi exceção. O defesa-central, ainda assim, não se ressentiu fisicamente e somou todos os 1350 minutos, distribuídos por 15 jogos já disputados pelas águias esta época.
A ausência contra a Venezuela permitiu abrandar o ritmo, mas por pouco tempo. Otamendi deve ser titular contra Porto Rico, a menos de 72 horas do duelo da Taça de Portugal entre Benfica e Chaves, agendado para sexta-feira, às 19h30.
Este cenário não é novidade para o defesa argentino. Otamendi foi titular no Equador, na última jornada da qualificação sul-americana para o Mundial 2026, na madrugada de 10 setembro, dois dias antes da receção do Benfica ao Santa Clara. Nesse caso, as águias conseguiram agilizar o regresso do capitão a solo luso.