Benfica: Sidny corre para o Estoril
O Benfica apresentou Sidny Lopes Cabral na terça-feira passada — o primeiro reforço dos encarnados garantido, oficializado na reabertura do mercado de transferências.
Tendo em conta que quinta-feira foi feriado, o Benfica terá de formalizar a inscrição do jogador até às 12 horas desta sexta-feira na Liga de Clubes, se quiser ter Sidny disponível como opção para o jogo de sábado com o Estoril, no Estádio da Luz, a contar para a 17.ª jornada do campeonato. O primeiro de vários jogos em janeiro que determinam o resultado da temporada dos benfiquistas.
A expetativa é que José Mourinho não só possa contar com o jogador, como inclusivamente o treinador possa convocá-lo para o encontro com o Estoril. Sidny Cabral foi contratado ao Estrela da Amadora, onde era titular, pelo que estará preparado para ser opção imediata e sem necessidade de adaptação à competição. Precisará de identificação com a forma de jogar do Benfica e as ideias de Mourinho, mas a polivalência do cabo-verdiano pode convencer a equipa técnica a pelo menos levar Sidny Lopes Cabral para o banco de suplentes do jogo de sábado, o primeiro de 2026.
O Benfica pagou ao Estrela da Amadora pela transferência de Sidny um valor próximo dos 6 milhões de euros por 90 por cento passe, mais 2,5 milhões em bónus por objetivos. O jogador assinou pelas águias até 2030 e ficou blindado por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Sidny, de 23 anos, tem argumentos importantes para aumentar as soluções de José Mourinho para a equipa durante os jogos. Sidny é lateral-direito de raiz — onde o Benfica continua sem alternativa direta para o bósnio Dedic; tem adaptado Tomás Araújo quando é preciso e também o médio Aursnes pode jogar a lateral —, mas desempenha com igual competência o papel de lateral-esquerdo e tem velocidade e atitude ofensiva para ser ala, pelos dois flancos. Pelo Estrela, além de ser frequentemente chamado a executar os lances de bola parada, Sidny Lopes Cabral marcou cinco golos e fez três assistências em 16 jogos. Este registo, que é muito interessante e convenceu a estrutura do futebol profissional das águias a investir na contratação, foi alcançado na primeira época de Sidny no futebol português, o que também acrescenta mérito ao desempenho do lateral/ala internacional cabo-verdiano.
Sidny já realizou dois treinos no campus dos encarnados no Seixal, com os novos companheiros, vai fazer pelo menos mais uma sessão — esta sexta-feira — e caberá ao treinador perceber se é momento para chamar Sidny já para o desafio com o Estoril. Há extremos e laterais lesionados e o reforço de janeiro poderá trazer maior tranquilidade a Mourinho.
Sidny Lopes Cabral está, percebe-se pelas primeiras declarações de águia ao peito, pronto e desejoso de entrar em campo pelo Benfica. «Posso acrescentar muita agressividade, força e velocidade e, claro, posso jogar onde o treinador quiser colocar-me [...] Estou ansioso por jogar para vocês, fazer muitos golos e ganhar troféus.»
Ontem, acrescentou publicação nas redes sociais que transmite que está a integrar-se bem nos encarnados.