José Mourinho, treinador do Benfica
José Mourinho, treinador do Benfica - Foto: IMAGO

Janeiro implacável: Benfica 'luta pela vida' em 26 dias

Calendário tremendo para a equipa de José Mourinho, que vai enfrentar adversários como FC Porto, Juventus ou Real Madrid

Janeiro chega sem piedade para a equipa do Benfica, que enfrenta o mais duro mês competitivo do ano sem margem para erros, sob pena de ver agravada a situação da equipa no campeonato e não só.

Taça da Liga, Taça de Portugal e UEFA Champions League também estarão em jogo para os encarnados, que não terão tarefa fácil em qualquer das competições, face aos nomes envolvidos.

Comecemos pela Liga e pelo primeiro de sete ou oito jogos em 26 dias. O Estoril visita a Luz e o que parece ser um duelo para o qual o Benfica parte com todo o favoritismo pode complicar-se atendendo às dificuldades que as águias têm evidenciado para ganhar em casa. Mais a mais sem margem para falhar, a 10 pontos de FC Porto e a 5 do Sporting. Já não é apenas o título de campeão que poderá escapar, até o segundo lugar está em risco.

Rio Ave fora e Estrela da Amadora, novamente na Luz, encerram os compromissos de campeonato do Benfica em janeiro. Teoricamente, mesmo com todos os perigos, parece um calendário capaz de ser resolvido a favor dos encarnados.

Pior, bem pior, é o contexto na Taça da Liga, que começa a 7 de janeiro. O Benfica enfrenta o SC Braga, esse mesmo, que lhe custou mais dois pontos na Liga na última partida do ano, e se tiver a sorte de chegar à final encontrará Sporting ou V. Guimarães.

Da Taça da Liga depende, pois, o calendário de sete ou oito jogos em 26 dias. Fazer 8 partidas significa discutir um troféu e na temporada passada até foi a Taça da Liga a acalmar a situação em torno de Bruno Lage.

Taça de Portugal também é tema este mês. Um só jogo, mas que jogo para as águias. O Benfica vai voltar ao palco mais temido, o Dragão, para discutir com o FC Porto a passagem às meias-finais da prova. Esta época as águias empataram na casa portista (0-0) para a Liga e nunca é fácil enfrentar o rival, mais a mais como visitante e quando está tão forte.

Há, por fim, dois jogos a relatar quanto à fase de liga da UEFA Champions League. Triunfos perante Ajax e Nápoles devolveram a esperança de seguir em frente na prova, mas a equipa de Mourinho não irá a lado algum se não vencer pelo menos um de dois jogos em janeiro.

Primeiro, visita a Turim, para defrontar a Juventus, onde o Benfica de Bruno Lage até venceu com categoria na temporada passada, depois, então sim, o jogo da verdade, do tudo ou nada, a 28 de janeiro, na Luz, com o todo poderoso Real Madrid. Poderia haver exame mais difícil para decidir a passagem? Dificilmente.

Se tudo correr na perfeição às águias, o Benfica pode recuperar pontos a FC Porto e Sporting na Liga, mantendo-se vivo na prova, pode conquistar um troféu, a Taça da Liga, pode garantir as meias-finais da Taça de Portugal, e, por fim, pode conseguir um lugar que lhe permita jogar o play-off da fase a eliminar da UEFA Champions League.