Médio noruguês marcou e fez duas assistências frente ao Moreirense

Benfica: é também por isto que Mourinho não prescinde de Aursnes

Norueguês a caminho de temporada a queimar bons registos

Fredrik Aursnes continua a ser um dos jogadores imprescindíveis na equipa — era para Bruno Lage e continua a ser desde que José Mourinho assumiu o comando, em setembro.

O médio norueguês, que nas águias conta como opção para lateral e tem sido mais utilizado como ala direito, é o jogador mais utilizado do plantel, com 31 jogos, 30 na condição de titular; em apenas oito não completou os 90 minutos, tem 2.715 minutos de utilização. Aursnes, neste domínio, supera Nicolás Otamendi (29 jogos, 2.610 minutos), Samuel Dahl (30 jogos, 2.527 minutos) e Richard Ríos (29 jogos, 2.398 minutos).

O médio de 30 anos, que no último jogo marcou o segundo golo dos encarnados no empate (2-2) com o SC Braga, um grande golo, também já igualou na primeira metade desta época o melhor registo goleador desde que assinou pelo Benfica em 2022/23 — marcou quatro golos, os mesmos que conseguiu em 2023/24. Nas assistências também apresenta registo interessante e próximo daqueles que alcançou nas duas últimas temporadas. O norueguês assistiu para seis golos de companheiros, sendo que em 2023/24 chegou às 10 assistências e às oito em 2024/25.

A dependência da versatilidade e competência de Aursnes pode diminuir com as contratações de janeiro. O plantel de José Mourinho vai receber Sidny Cabral e a estrutura do futebol profissional, com o diretor desportivo Mário Branco em campo, trabalha no mercado para contratar mais soluções para os flancos. O brasileiro André Luiz está a ser negociado com o Rio Ave e Wesley, atacante de 20 anos dos árabes do Al-Nassr, é outro jogador que a SAD tem como alvo. Há mais opções, certo é que vão chegar jogadores para as posições onde Aursnes tem sido mais utilizado.

Será interessante verificar que novo enquadramento José Mourinho prepara para Aursnes.

O nórdico tem contrato com os encarnados até 2029 e de águia ao peito já soma 181 jogos, com a impressionante marca de 167 titularidades. Com 14 golos e 27 assistências.

Rui Costa, presidente do Benfica, antecipou o desejo de ver Fredrik Aursnes terminar a carreira no clube, repto a que o jogador respondeu recentemente numa entrevista como sendo uma «boa solução».