Rafa, 32 anos, no Besiktas desde 2024, jogou oito épocas no Benfica e conquistou três Ligas — Foto: IMAGO
Rafa, 32 anos, no Besiktas desde 2024, jogou oito épocas no Benfica e conquistou três Ligas — Foto: IMAGO

Benfica: braços abertos a Rafa

Águias acompanham com muita atenção conflito do avançado com o Besiktas. Admitem regresso em circunstâncias especiais. Sem contactos formais

O Benfica está a acompanhar com o maior interesse o conflito entre Rafa e o Besiktas e avalia a possibilidade de avançar para a contratação, desde que em condições muito especiais. O avançado de 32 anos, segundo a Imprensa turca, reuniu-se ontem com o presidente do clube de Istambul, Serdal Adali, e está dispensado de se apresentar até sábado.

A situação de Rafa — e também de David Jurásek — mudou com a substituição de Ole Gunnar Solskjaer por Sergen Yalçin e terá chegado a um ponto sem retorno. Os media locais avançaram, até, que Rafa se recusa a vestir a camisola do Besiktas com Yalçin, informação que A BOLA não conseguiu confirmar.

O desejo de sair, porém, existe. E Rafa até admitirá acabar a carreira. O que acontecerá entre Rafa e o Besiktas é, neste momento, imprevisível, embora o clube turco tenha prometido, em comunicado, esclarecer a situação, no próximo sábado, em conferência de Imprensa, na qual estarão presentes o presidente e o treinador.

O Benfica está, por agora, na expectativa. Não só por ser difícil conhecer o desfecho do conflito como também o que Rafa desejará fazer. Certo é que o avançado português agrada não só ao presidente Rui Costa como à estrutura do futebol, ou seja, a José Mourinho e Mário Branco. Rafa oferece várias soluções — pode jogar como avançado ou segundo avançado e também como extremo. E Mourinho quer reforçar a equipa com pelo menos um ala.

Ainda não houve, sabe A BOLA, quaisquer contactos formais, por se considerar, na Luz, que este não é o momento apropriado. Mas, ao mesmo tempo, os encarnados estão informados do que se está a passar. Falta também mais de um mês para a abertura do mercado de transferência de janeiro, pelo que o Benfica ainda está a tempo de agir formalmente.

Rafa saiu do Benfica para o Besiktas a custo zero no verão de 2024, depois de oito épocas, 326 jogos, 94 golos, três títulos de campeão, três Supertaças e uma Taça de Portugal na Luz. Rui Costa explicou, então, que o Benfica tinha «feito tudo o que estava ao alcance» para renovar o contrato, mas que não conseguiu competir com a oferta do Besiktas, que para lá de um salário de €6 milhões recebeu cerca de €9 milhões de prémio de assinatura. O avançado tem contrato até 2027. Dificilmente, porém, irá cumpri-lo, mas o Besiktas quer contrapartidas pela saída.

O Benfica admitiria negociar um empréstimo com opção de compra ou a contratação a custo zero, desde que com um salário substancialmente mais baixo. Essa questão, no entanto, ainda não se coloca.