Ex-Sporting investigado por crime sexual contra menor
Leandro Machado, antigo futebolista que passou por Sporting e Santa Clara, está a ser investigado pela Polícia Civil do estado de Santa Catarina, no Brasil, por um alegado crime sexual envolvendo uma adolescente. As autoridades confirmaram a existência do inquérito, que decorre sob segredo de justiça, não tendo sido avançados mais pormenores sobre o caso.
O ex-internacional brasileiro foi demitido do cargo de secretário municipal do Desporto de Santo Amaro da Imperatriz, função que desempenhava há cerca de um ano. A decisão foi tomada a 31 de janeiro, segundo confirmou a autarquia em comunicado. A nota não estabelece uma ligação direta entre o despedimento e a investigação em curso, mas sublinha que o executivo municipal «não tolera irregularidades» e que eventuais atos atribuídos ao ex-secretário são da sua «exclusiva responsabilidade», devendo ser apurados pelas autoridades competentes, no âmbito do devido processo legal.
Leandro Machado, atualmente com 59 anos, iniciou a carreira nas camadas jovens do Avaí e teve a primeira experiência profissional no Internacional, em 1994. Em 1996, foi internacional brasileiro, somando dois jogos pela seleção principal e um golo, apontado frente ao Canadá, na Gold Cup desse ano. Na Europa, representou o Valência, antes de ir para o Sporting, em 1997.
Esteve uma época e meia em Alvalade, somando 48 jogos e 18 golos. Passou, ainda, por Tenerife, regressando depois ao Brasil, onde teve uma passagem marcante pelo Flamengo, com quase 100 jogos e 39 golos marcados. Atuou também no Dynamo Kiev, Santa Clara - por empréstimo dos ucranianos (3 jogos) - Santos, Sport e por clubes no México, Paraguai e Coreia do Sul, antes de terminar a carreira em 2008.