Unai Emery, treinador do Aston Villa
Unai Emery, treinador do Aston Villa - Foto: IMAGO

Aston Villa em ebulição: depois de Monchi, pode seguir-se... Emery

Ingleses já despediram o diretor desportivo dos 'villains' e o próximo pode mesmo ser o treinador, não só pelos maus resultados desportivos

Está instalado o caos no Aston Villa. A imprensa inglesa noticiou esta terça-feira o despedimento imediato de Monchi, diretor desportivo, não só por causa dos maus resultados desportivos, mas também por divergências com o treinador e compatriota Unai Emery, com quem já trabalhou durante anos no Sevilha.

No entanto, a situação pode não ficar aqui: depois de Monchi, o treinador pode seguir o mesmo caminho. Emery não ficou nada satisfeito com o mercado de transferências - chegaram apenas Guessand (€30M), Bizot (€0,5M), Lindelof (custo zero) e Elliot e Sancho por empréstimo, e nas saídas destacou-se a venda de Jacob Ramsey para o Newcastle - e até considerou renunciar ao cargo na última pausa para seleções, mas acabou por não o fazer.

O principal motivo foi o início de temporada: além do Wolverhampton, de Vítor Pereira, o Aston Villa é a única equipa que ainda não sabe o que é vencer em 2024/25 e só tem três pontos na Premier League em cinco jogos, ocupando a zona de despromoção - empates com Sunderland, Everton e Newcastle, derrotas com Crystal Palace e Brentford, este último também os eliminou da Taça da Liga inglesa, nos penáltis.

Unai Emery chegou ao comando técnico dos villains em 2022, e Monchi rapidamente chegou para o acompanhar, em 2023. Juntos fizeram um excelente trabalho e na temporada passada escreveram história. Voltaram a marcar presença na UEFA Champions League, 42 anos depois, chegando aos quartos de final, nos quais só foram eliminados pelo vencedor PSG. Este ano participam na UEFA Europa League, competição que o espanhol já conquistou quatro vezes (!), mas a nível interno não está a correr nada bem.