Doncic e Jokic - Foto: IMAGO

As quatro exigências da Euroliga para se juntar à NBA na Europa

Organismo emitiu um comunicado depois da reunião entre as duas partes, além da FIBA, na última quarta-feira

Euroliga, FIBA e NBA reuniram-se na última quarta-feira para discutirem o já anunciado projeto de juntar a Euroliga e a NBA e criar uma nova competição na Europa, a NBA Europe.

Ora, esta sexta-feira a Euroliga emitiu um comunicado a detalhar as quatro exigências que fez à NBA para que esta ideia passe do papel para os pavilhões no futuro, a saber: benefício mútuo, integridade cultural, excelência competitiva e governança europeia.

«Benefício mútuo: qualquer proposta deve oferecer valor a todos os interessados e ao basquetebol europeu no seu conjunto, sem marginalizar as organizações e os indivíduos que criaram a atual estrutura de elite dos clubes de basquetebol. Integridade cultural: as tradições, os adeptos e a identidade única do basquetebol europeu devem ser protegidos e preservados. Excelência competitiva: qualquer iniciativa deve visar a manutenção e o reforço dos elevados padrões competitivos do basquetebol europeu. Governança europeia: o poder de tomada de decisões deve permanecer na Europa, garantindo que os interesses do basquetebol europeu tenham prioridade», lê-se, na nota divulgada.

Além disso, a Euroliga insiste ainda que qualquer novo empreendimento deve incluir todas as partes e «oferecer valor a todos os interessados», caso contrário, não tenciona continuar as negociações.

Em causa, refira-se, está um projeto que tem como objetivo juntar a NBA à Euroliga, reformular a principal prova de clubes de basquetebol da Europa e trazer novas equipas com um elevado valor mediático, como o Manchester City ou o PSG.

O comunicado oficial da Euroliga: «A 8 de outubro de 2025, realizou-se em Genebra, na Suíça, uma reunião entre a administração da Euroleague Basketball, os clubes da Euroleague, a administração da NBA e a liderança da FIBA. Esta foi a segunda reunião realizada entre as partes nos últimos meses, após o anúncio conjunto da NBA e da FIBA para explorar a possível criação da «NBA Europe», uma competição internacional de clubes. Na reunião anterior, a Euroleague Basketball apresentou uma proposta para um quadro de colaboração que, até à data, não recebeu qualquer resposta substancial. Embora a reunião tenha terminado sem que fossem fornecidos mais detalhes sobre o programa planeado da «NBA Europe» para além das informações já divulgadas, a Euroleague Basketball expressa o seu apreço à NBA pelo diálogo construtivo e à FIBA pela promoção e organização das reuniões, bem como pelos seus esforços contínuos para identificar um quadro de colaboração que beneficie todas as partes envolvidas. Representando os seus clubes, que se reuniram no início desta semana em Barcelona para discutir e trocar opiniões sobre este assunto, a Euroleague Basketball reafirmou o seu compromisso em continuar a participar nestas discussões, sublinhando que qualquer possível quadro de colaboração deve respeitar os seguintes princípios fundamentais - Benefício mútuo: qualquer proposta deve oferecer valor a todos os interessados e ao basquetebol europeu no seu conjunto, sem marginalizar as organizações e indivíduos que criaram a atual estrutura de elite dos clubes de basquetebol. Integridade cultural: as tradições, os adeptos e a identidade única do basquetebol europeu devem ser protegidos e preservados. Excelência competitiva: qualquer iniciativa deve visar a manutenção e o reforço dos elevados padrões competitivos do basquetebol europeu. Governança europeia: o poder de tomada de decisões deve permanecer na Europa, garantindo que os interesses do basquetebol europeu tenham prioridade. A Euroleague Basketball e os seus clubes permanecem empenhados em conduzir discussões construtivas com a NBA e a FIBA, desde que estes princípios fundamentais sejam respeitados ao longo do processo.»