A festa ribatejana - Foto: Alverca
Alverca, valor do plantel: 33,7 milhões de euros. Variação: +4,1 milhões de euros - Foto: FC Alverca

Alverca: Taça traz reencontro com 'velho conhecido'... de má memória

Em 25 jogos frente à UD Leiria, os ribatejanos somam um recorde negativo e no único encontro entre as duas equipas para a prova rainha do futebol português foram eliminados

O Alverca desloca-se este sábado ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa para defrontar a UD Leiria, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal. O encontro coloca frente a frente duas equipas que já se conhecem bem, mas cujo histórico tem sido claramente favorável aos leirienses.

Em 25 confrontos oficiais, o Alverca venceu apenas seis vezes, somando ainda cinco empates... e 14 derrotas. A diferença de golos é também significativa: 40 marcados pela UD Leiria contra 22 pelos ribatejanos.

O passado recente, contudo, dá algum alento à equipa de Alverca. Na temporada passada, quando ainda militava na Liga 2, o Alverca conseguiu travar os leirienses com um empate a uma bola na primeira volta e venceu na segunda volta, em casa, por 2-1 - um triunfo que ajudou a consolidar a subida de divisão.

Ainda assim, o registo histórico na Taça de Portugal não traz boas memórias. O único duelo entre as duas formações na prova rainha do futebol português remonta à época 1975/76, também na terceira eliminatória, com a UD Leiria a impor-se de forma clara por 3-0.

Quase meio século depois, o Alverca volta a encontrar os leirienses na mesma fase da competição, procurando agora inverter a história. A equipa ribatejana chega motivada face às duas vitórias nos dois últimos jogos (V. Guimarães e Aves SAD) e com vontade de mostrar que o passado não dita o futuro - e que esta Taça pode marcar um novo capítulo frente a um adversário tradicionalmente difícil.