Alverca reencontra heróis da subida em Leiria
O sorteio da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal ditou um reencontro entre o Alverca e velhos conhecidos. Os ribatejanos vão defrontar o UD Leiria na estreia na presente edição da prova-rainha e, por consequência, vão reencontrar três peças-chave na ascensão meteórica do clube desde a Liga 3 à Liga em dois anos: o guarda-redes João Bravim, o defesa central Sema Velázquez e o médio Miguel Pires.
Bravim e Miguel Pires aterraram em Alverca por empréstimo do Santa Clara em janeiro de 2024, quando os ribatejanos ainda militavam na Liga 3. Os dois jogadores foram reforços de luxo rumo à conquista da prova, após uma fase de subida com apenas duas derrotas e nove golos sofridos em 14 jogos.
Enquanto Bravim foi totalista na fase de subida da Liga 3, Miguel Pires disputou todos os 37 jogos do Alverca na época seguinte, que culminou com a subida à Liga. A flexibilidade do guarda-redes brasileiro e a polivalência do médio luso foram essenciais para o regresso sensacional dos ribatejanos ao primeiro escalão, 21 anos depois.
Ambos os atletas terminaram a ligação aos ribatejanos no último verão, com 51 jogos disputados e duas subidas de divisão consecutivas no currículo.
Em Leiria mora também Sema Velázquez, defesa venezuelano de 35 anos que acrescentou experiência a um plantel muito jovem do Alverca na temporada passada e assumiu um lugar no centro da defesa nas derradeiras sete jornadas da Liga 2.
Os leirienses aumentaram o contingente com ligações aos ribatejanos no primeiro dia de setembro: o extremo Junior Mendes, contratado pelo Alverca ao Guingamp este verão, rumou à cidade do Lis por empréstimo.
UD Leiria e Alverca discutem um lugar na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal no sábado, a partir das 15h.