Adeptos do Feyenoord agredidos pela polícia (vídeo)
Tudo começou antes do apito inicial. A associação de adeptos do Feyenoord manifestou descontentamento com a receção antes do jogo com o Utrecht. Os autocarros foram intercetados por um forte contingente policial, incluindo a Unidade Móvel de Intervenção (ME), os adeptos foram obrigados a sair um a um e foram revistados individualmente.
Seguiu-se uma segunda revista, desta vez por seguranças do clube. «Consideramos este procedimento desproporcionado, intimidatório e inaceitável», declarou a referida associação.
Het is bijzonder hoe de @POL_Utrecht al jaren de supporters van Utrecht niet in bedwang weet te houden. Je weet dat ze uit de zelfde hoek komen en elke keer lukt het ze gewoon weer. En dan de @Feyenoord supporter maar gebruiken om je frustratie te uiten. pic.twitter.com/FJ7JX1UP7R
— Jordy (@jordyyn83) February 8, 2026
De acordo com a autarquia de Utrecht, existiam «sinais concretos» de que os adeptos visitantes transportavam pirotecnia. Por essa razão, foram revistados, embora essa fiscalização não tenha resultado em qualquer apreensão.
Após o final do jogo, a polícia interveio de forma contundente junto dos adeptos visitantes. Segundo um porta-voz da autarquia, grupos de adeptos procuraram-se mutuamente «para entrar em confronto».
No parque de estacionamento do Estádio Galgenwaard, onde os autocarros aguardavam para o regresso a Roterdão, adeptos do Utrecht aproximaram-se dos adeptos do Feyenoord e, em consequência, a Unidade Móvel de Intervenção foi acionada.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é visível que a intervenção foi violenta: houve uso de bastões e gás pimenta. Os adeptos do Feyenoord reagiram com indignação, e alguns chegam a falar em má conduta por parte da polícia.
Através de comunicado, o Feyenoord informou que a Direção do clube solicitou esclarecimentos sobre o tratamento dado aos adeptos.
«O Feyenoord não quer tirar conclusões definitivas precipitadas, mas as imagens publicadas nas redes sociais e os relatos de testemunhas oculares sugerem fortemente que parte da polícia agiu de forma desnecessariamente violenta antes e, sobretudo, após o jogo Utrecht-Feyenoord», lê-se.
«O clube solicitará amanhã às autoridades de Utrecht uma explicação mais detalhada e uma investigação sobre a forma como os adeptos que viajaram foram tratados», acrescenta-se.
No campo, o Feyenoord, com St. Juste, ex-central do Sporting, a ser lançado aos 70 minutos, venceu por 1-0, com um golo da autoria de Oussama Targhalline, logo aos 10 minutos.
Artigos Relacionados: