Zan Vipotnik está a dar nas vistas no Championship e aponta a altos voos - Foto: IMAGO

Há um 'novo Gyokeres' a despontar no Championship... com dedo português

Zan Vipotnik, ponta de lança esloveno, de 23 anos, é o melhor marcador do Championship à 31.ª jornada. Desatou a marcar desde que Vítor Matos assumiu o leme do Swansea City e é impossível não pensar numa história semelhante à do sueco que encantou Alvalade

Zan Vipotnik. À primeira vista, este nome difícil de pronunciar poderá dizer pouco ao leitor. Mas é bom que o anote, ou, pelo menos, o memorize, porque é bem provável que, daqui para a frente, comece a ouvir falar nele.

Esloveno, 23 anos, 1,85 metros de altura e a viver uma época de afirmação ao serviço do Swansea City, do País de Gales, este ponta de lança tem feito estragos no Championship, segundo escalão do futebol inglês, e promete não parar por aqui.

Mas antes, vamos olhar para o percurso do futebolista e, em particular, para o ponto de viragem que viveu na temporada em curso, com forte influência de... um português.

Forjado no Maribor, maior clube da Eslovénia, Vipotnik amadureceu, em 2021/22, num empréstimo ao Triglav. Na campanha seguinte, desatou a marcar golos pelo clube de formação: foram 23 em 38 jogos, pecúlio que não passou despercebido aos franceses do Bordéus. Já em 2023/24, na Ligue 2, o dianteiro fez o gosto ao pé em 10 ocasiões (40 desafios).

Convocado para o Euro 2024, só atuou 14 minutos no 1-1 com a Sérvia, ficando no banco de suplentes no embate com Portugal, que a equipa das Quinas venceu no desempate por grandes penalidades, nos oitavos de final — Diogo Costa defendeu três remates consecutivos, lembra-se?

Depois da prova de seleções, Zan Vipotnik abraçou novo desafio, carimbando o passaporte para o futebol britânico. A época de estreia no Swansea não foi especialmente produtiva (44 encontros e 7 golos), mas os primeiros sinais estavam lá: jogador possante, de remate fácil e não desprovido de técnica.

Na temporada em curso, elevou o nível: oito remates certeiros nos primeiros 18 jogos e, entre agosto e setembro, faturou em cinco partidas consecutivas. Mas o melhor estava guardado para... Vítor Matos. O treinador português assumiu o leme dos swans no final de novembro e o crescimento de Vipotnik tem sido notório.

O esloveno soma nove golos sob a orientação do luso e, com o bis ao Sheffield Wednesday este domingo, no triunfo por 4-0, subiu ao topo da lista de melhores marcadores do Championship, com 15 tentos (17 no total da época).

O estilo não engana. É explosivo e, por vezes, faz até lembrar outro diamante em bruto saído da segunda divisão inglesa. Sim, falamos de Viktor Gyokeres, que saltou do Coventry para o Sporting e destroçou defesas em Portugal durante duas épocas, assumindo-se como a figura central do bicampeonato conquistado pelos leões. Como o sueco, Vipotnik também sabe usar o físico e apresenta-se como ameaça nos livres diretos (o Sheffield que o diga...).

«Encontrei o meu ritmo este ano. Tenho de agradecer aos meus colegas, que me oferecem os golos e transmitem confiança. Por norma, não pratico livres, então até fiquei admirado com o golo. Mas estou muito feliz!», afirmou o ponta de lança, de 23 anos, após a vitória folgada deste domingo. O técnico Vítor Matos também já se pronunciou sobre o momento de forma que o pupilo atravessa.

«Sobre o Vipi, aquele livre mostra o que ele consegue fazer e o que pode dar. Talvez consiga fazer mais uns assim... Não imaginava que ele quisesse ser batedor de livres, mas a confiança e convicção que tem são incríveis de se ver. É mais uma forma que encontrou para marcar golos», afiançou o treinador português, também este domingo.

Em pouco tempo, Zan Vipotnik tornou-se na grande figura do Swansea, onde também joga o médio luso Gonçalo Franco, tal tem sido a contribuição para a escalada dos galeses na tabela classificativa. Atualmente, a equipa de Vítor Matos ocupa o 15.º lugar, mas sonha com a presença no play-off de subida à Premier League, uma vez que está a apenas cinco pontos do 6.º posto.

Aposta ganha, resta saber até onde pode chegar este jovem avançado, que tem contrato até 2028. No Transfermarkt, está avaliado em 4 milhões de euros, mas é certo e sabido que essa cotação vai subir em breve. A Premier League já estará atenta, mas não só. Nesta fase, já restam poucas dúvidas: pode vir aí outro caso de sucesso no Championship... tal como Gyokeres.

Festejo de Zan Vipotnik começa a ser bem conhecido em Inglaterra...