Presidente do Barcelona vai apresentar a demissão... para recandidatar-se
Joan Laporta vai demitir-se do cargo de presidente do Barcelona já esta segunda-feira, numa reunião da Junta Diretiva agendada para a manhã. A decisão visa permitir a sua recandidatura às eleições do clube, marcadas para o próximo dia 15 de março.
A saída de Laporta não será solitária, uma vez que grande parte da sua equipa diretiva o acompanhará. No entanto, uma comissão de gestão, liderada por Rafa Yuste como presidente interino, permanecerá em funções para assegurar o funcionamento corrente do clube.
Yuste assumirá a liderança do Barcelona até 1 de julho, data em que o novo presidente eleito tomará posse. Durante este período de cinco meses, a sua gestão estará limitada a decisões ordinárias, não podendo tomar medidas de fundo que comprometam o futuro da entidade.
Com a demissão, Joan Laporta focar-se-á totalmente na campanha eleitoral. Nas cinco semanas que antecedem o ato eleitoral, o agora candidato procurará renovar a confiança dos sócios, que o elegeram com uma vitória relativamente confortável em 2021.
Até ao momento, a corrida eleitoral conta com mais três pré-candidatos anunciados. Víctor Font, que ficou em segundo lugar nas últimas eleições, perfila-se como o principal adversário de Laporta. A ele juntam-se Xavi Vilajoana, antigo diretor da junta de Josep Maria Bartomeu, e ainda Marc Ciria.