Equipa de andebol do Benfica
Equipa de andebol do Benfica

Benfica repudia «acusações falsas e despropositadas» do Avanca

Em causa o jogo dos 16 avos de final da Taça de Portugal entre as águias e a equipa de Estarreja que foi cancelado

O Benfica respondeu, em comunicado oficial, ao Artística de Avanca, depois de a equipa de Estarreja ter acusado os encarnados de «vergonhosa atitude» para vencerem o jogo dos 16 avos de final da Taça de Portugal de andebol na secretaria.

 O encontro devia ter sido disputado na passada quarta-feira, mas apenas se jogaram cinco minutos nesse dia, tendo sido adiado o remanescente do tempo para disputar no sábado passado. A partida, porém, não chegou a ser reiniciada, uma vez que o piso do pavilhão do Avanca continuava sem as condições necessárias para tal, de acordo com a interpretação da equipa de arbitragem. Posto isto, a equipa da casa foi punida com a derrota administrativa por falta de comparência e, já este domingo, disparou em todas as direções, criticando a atitude da Federação de Andebol de Portugal e também das águias.

«Desde o início do jogo que se percebeu que a equipa do Benfica não queria disputar a partida. Chegaram ao ponto de simular quedas decorrentes de presumíveis escorregadelas. Temos imagens que comprovam todo esse teatro para forçar a interrupção da partida», lê-se, inclusivamente, na nota publicada pelo Artística de Avanca nas redes sociais. Acusações que são agora desmentidas pelo Benfica, que promete «agir em conformidade».

«O Sport Lisboa e Benfica repudia de forma veemente as falsas acusações da Associação Artística de Avanca (...) e não pode pactuar com acusações falsas e despropositadas em relação ao comportamento da sua equipa e dos seus atletas», lê-se na nota emitida pelas águias.

O COMUNICADO DO BENFICA

«O Sport Lisboa e Benfica repudia de forma veemente as falsas acusações da Associação Artística de Avanca relativamente ao jogo referente aos 16 avos de final da Taça de Portugal de andebol.

Depois de o encontro da passada quarta-feira, dia 4 de fevereiro, não ter reunido as devidas condições para a prática da modalidade, tanto em Avanca como em Estarreja, a nossa equipa de andebol deslocou-se pela segunda vez a Avanca para retomar a eliminatória da Taça de Portugal (vencíamos por 2-4 após ter sido suspenso aos 5 minutos), suportando todos os custos logísticos e financeiros.

No dia 7 de fevereiro, a delegada do jogo, em conjunto com a equipa de arbitragem, voltou a considerar que o pavilhão não apresentava condições para a realização da partida, decisão que levou à aplicação do regulamento por parte da Federação de Andebol de Portugal.

O Sport Lisboa e Benfica não pode, por isso, pactuar com acusações falsas e despropositadas em relação ao comportamento da sua equipa e dos seus atletas, relembrando que já não é a primeira vez que o pavilhão da Associação Artística de Avanca apresenta falta de condições para a realização de jogos oficiais, independentemente das questões meteorológicas existentes.

Tendo conhecimento de alterações de jogos com outras equipas e sem que tenha existido a divulgação de comunicados, como foi o caso de dois jogos em menos de 24 horas e em locais bem distantes entre si, o Sport Lisboa e Benfica estranha e repudia este tom difamatório, indo retirar as devidas ilações da publicação deste domingo, dia 8 de fevereiro, da Associação Artística de Avanca e agir em conformidade em face de mais um exemplo da sua falta de lisura e de respeito pela verdade e pelo Sport Lisboa e Benfica.

Por fim, o Clube deixa uma palavra de solidariedade para todos os que estão atravessar por dificuldades devido às condições atmosféricas que vivemos, seja em que zona do país for. Estamos e estaremos sempre na linha de frente para ajudar quem precisa, como é exemplo a campanha em curso liderada pela Fundação Benfica.»