«A única equipa do mundo que num ano jogou três vezes com as campeãs mundiais e duas com as europeias»
Na próxima semana, a Seleção Nacional feminina volta a testar os seus limites, visitando os poderosos EUA, quatro vezes campeões mundiais e cinco vezes campeão olímpico, para dois jogos de preparação e, após anunciar o lote de convocadas, o selecionador Francisco Neto assinala que o desafio é propositado.
«Surgiu-nos a oportunidade de poder jogar contra uma das melhores equipas do mundo e foi neste registo que temos vindo sempre a crescer ao longo dos anos. Comentámos isto na minha equipa técnica: somos possivelmente a única equipa do mundo que no último ano se desafiou, ou por virtude do sorteio, ou por particulares, três vezes com as campeãs do mundo, duas vezes com as atuais campeãs da Europa e uma vez com as campeãs africanas», recordou, ambicioso.
Portugal pretende crescer na adversidade e continuará, por isso, a bater-se com os melhores. «Vamos jogar com as campeãs da CONCACAF [EUA], vamos ainda jogar com as campeãs da CONMEBOL [Brasil, em dezembro]… por isso, desafios muito grandes, sabemos nitidamente que é de uma exigência brutal mas também que é o que nos torna mais fortes», reforça o técnico nacional, que se pronunciou ainda sobre as quatro estreias que promoveu no lote de convocadas.
Uma delas, Alice Marques, a nível absoluto. «Não foi internacional jovem por Portugal, sempre pela França, onde foi capitã da França nas sub-17 e sub-19 e chegou a ir Às sub23. Não era convocada para Portugal porque não estava disponível, Entretanto, ela na última época tomou a decisão, tem a possibilidade de aqui estar e quer representar Portugal e para nós, a partir daí, passa a ser uma jogadora convocável. Por isso, entrou no nosso bloco de observações», explicou.
Além da defesa ligada ao Sevilla, também Érica Cancelinha, Maísa Correia e Carolina Santiago, todas do Sporting, podem cumprir a primeira internacionalização A. «São jogadoras que acompanhamos. Felizmente, a nossa formação faz um trabalho incrível, temos estas três e poderíamos ter mais jogadoras a poder chegar», rematou Francisco Neto.