Portugal perdeu por 29-22 frente ao Montenegro. Foto: HF Montenegro
Portugal perdeu por 29-22 frente ao Montenegro. Foto: HF Montenegro

Portugal inicia qualificação para o Euro feminino com uma derrota

Desaire frente ao Montenegro (22-29)

A seleção portuguesa feminina entrou com o pé esquerdo na segunda fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2026, ao perder esta quarta-feira frente ao Montenegro, por 29-22, em jogo do Grupo 4, disputado em Podgorica.

Perante a favorita do grupo, que conta ainda com Islândia e Ilhas Faroé, a equipa orientada por José António Silva conseguiu equilibrar apenas nos minutos iniciais, chegando a liderar por 3-2 - com dois golos de Luciana Rebelo - antes de ceder a um parcial de 3-0 que colocou as anfitriãs no controlo definitivo da partida.

Com maior experiência internacional e superioridade física, o Montenegro, campeão europeu em 2012 e terceiro classificado em 2022, foi ampliando a vantagem e chegou ao intervalo a vencer por 17-11. Filipa Claudino, com seis golos, destacou-se na seleção portuguesa, igualando Durdina Jaukovic, melhor marcadora da primeira parte.

Na etapa complementar, Portugal mostrou maior equilíbrio e atitude, mas continuou a sentir dificuldades para penetrar na sólida defesa montenegrina. Jaukovic voltou a fazer a diferença, terminando como melhor marcadora da partida com oito golos, seguida pela sua companheira Dijana Trivic, com seis.

Com esta derrota, Portugal inicia a caminhada rumo ao Euro2026 sem pontos, num apuramento em que os dois primeiros classificados dos seis grupos e os quatro melhores terceiros garantem vaga na fase final, que se realizará entre 3 e 20 de dezembro de 2026, na Polónia, Roménia, República Checa, Eslováquia e Turquia.

A Seleção Nacional regressa à competição no domingo, quando recebe a Islândia, às 17h00, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, em busca da primeira vitória nesta fase de qualificação e de regressar a uma competição na qual Portugal participou somente duas vezes, em 2008 e 2024.