Martina Navratilova acena ao público
Martina Navratilova acena ao público
Foto: IMAGO

«Discordo de Trump em tudo, mas nisto sou chamada de nazi, homofóbica e intolerante»

TÉNIS23.04.202511:55

Martina Navratilova é contra atletas transgéneros em provas femininas

Martina Navratilova, a mais titulada jogadora de ténis de todos os tempos, manifestou-se sobre uma polémica que voltou a centrar atenções com a reeleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos: a participação de atletas transgénero em competições femininas.

Convidada do podcast diário do jornal britânico The Telegraph, a vencedora de 59 troféus major disse concordar com o chefe de Estado norte-americano em relação ao assunto, apesar de ser a única coisa em que estão em sintonia.

«Não deveria haver homens no desporto feminino. Ponto final»

«Discordo de Trump em tudo, exceto nisto, pela qual sou chamada de nazi, homofóbica e intolerante», defendeu a antiga número 1 mundial.

«Os Democratas cometeram um erro, os Republicanos exploraram-no e é uma questão popular. Mas os Democratas ainda a apoiam. Ainda não mudaram de perspetiva», acrescentou, admitindo que o presidente dos EUA está certo sobre esta matéria.

«No entanto, Trump tem razão neste assunto. Não devia haver homens no desporto feminino. Ponto final. Porque, obviamente, não é justo», explicou, dizendo que conversou sobre este tema com várias organizações importantes do mundo do ténis, como Wimbledon, a Associação Britânica de Ténis, a ITF ou a ATP, mas sem sucesso.

«Continuam a mudar as regras. Deviam dizer que é só para mulheres e depois fazer um simples teste de saliva para provar que se é mulher e não haver mais problemas para o resto da vida», sugeriu.

Na terça-feira, Navratilova mostrou, na sua conta de X, a indignação com um concorrente transgénero que participou na prova feminina da famosa maratona de Boston. «Este homem sabe que está a fazer batota e eu não concordo com isso.»

Em fevereiro, Donald Trump assinou um decreto que impede que pessoas transgénero que se consideram mulheres participem em competições desportivas nos Estados Unidos da América.

Sugestão de vídeo:

A jovem filipina Alexandra Eala deixou o mundo do ténis de queixo caído ao eliminar a polaca Iga Swiatek, 2.ª do ranking WTA, no Masters 1.000 de Miami
0 seconds of 36 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:36
00:36