Kobbie Mainoo, médio do Manchester United
Kobbie Mainoo, médio do Manchester United - Foto: IMAGO

Mercado: mal jogava com Amorim, agora pode renovar contrato

Saída anunciada de Casemiro também pode dar mais espaço a Kobbie Mainoo

Desde que Ruben Amorim foi despedido do Manchester United, Kobbie Mainoo foi titular em dois dos três jogos dos red devils. Antes, com o português no banco, o jogador de 20 anos nunca foi incluído no onze incial, esta época, na Premier League, motivando uma discussão em torno do seu futuro.

Paul Scholes acusou Amorim de «arruinar» Mainoo e o irmão do jogador chegou a aparecer em Old Trafford com uma t-shirt que dizia «Free Kobbie Mainoo» («Libertem Kobbie Mainoo»). Certo é que o jovem tinha pouco espaço no meio-campo da equipa, mas desde a saída de Amorim, Mainoo voltou a impressionar: primeiro como titular na eliminação da Taça de Inglaterra perante o Brighton (1-2), e depois na vitória (2-0) sobre o Manchester City, no primeiro jogo de Michael Carrick ao comando da equipa.

Deste modo, a BBC informa que o Manchester United quer iniciar as negociações para renovar o contrato do jogador – o vínculo atual termina em 2027, mas existe a opção de o estender por mais um ano. Ainda será incerto se Mainoo tem as mesmas pretensões, depois de ter procurado sair em janeiro, com o Nápoles a afigurar-se como um destino possível na altura.

O jovem também procurava mais tempo de jogo tendo em vista o Mundial 2026, ele que foi peça importante para Inglaterra no Euro 2024, tendo sido titular desde os oitavos de final até à final, perdida (1-2) para Espanha.

Saída de Casemiro pode abrir espaço

Esta quarta-feira, Casemiro confirmou que sairá do Manchester United quando o seu contrato terminar, no final da presente temporada. Uma decisão que, segundo Carrick, já fora tomada há algumas semanas.

«O anúncio do Case foi feito por uma questão de clareza. Foi decidido antes da minha chegada, não se trata de uma decisão tomada por impulso. Já falei com ele, que está desesperado por ter um bom desempenho e terminar bem a época», disse o técnico interino.

Sendo habitual titular nos red devils e colega de posição de Mainoo, a saída do brasileiro poderá abrir espaço ao jovem inglês, cuja situação também já foi abordada por Carrick.

«Este clube precisa de jovens jogadores vindos da formação. Eles são a base do clube e entendem o que é que o clube significa. Trabalhei com Mainoo quando ele tinha13 ou 14 anos. Chegar tão depressa, ter uma ascensão tão rápida e jogar em alguns jogos importantes numa idade tão jovem mostra muita qualidade em termos do seu carácter e capacidade de lidar com isso», enalteceu Carrick.

Mainoo pode ser utilizado de novo no próximo domingo, quando o United se deslocar a casa do Arsenal.