Centro Comercial Alvaláxia vai ser reformulado e vai contemplar, entre outros espaços, o novo museu do clube  Foto: A BOLA
Centro Comercial Alvaláxia vai ser reformulado e vai contemplar, entre outros espaços, o novo museu do clube Foto: A BOLA

Sporting: moradores pedem esclarecimento sobre fecho de cinemas no Alvaláxia

Fecho das 12 salas foi comunicado no passado dia 2 de janeiro

Numa carta datada de dia 16 à qual a agência Lusa teve acesso, duas associações de moradores de Telheiras e Alto do Lumiar, em Lisboa, pediram esclarecimentos à Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) sobre o encerramento dos cinemas NOS Alvaláxia, por representar «uma alteração estrutural da oferta cultural» na referida zona.

O encerramento das 12 salas de cinema no referido espaço foi comunicada por Nuno Aguiar, diretor-geral da NOS, no passado dia 2 de janeiro, que revelou que o Sporting não renovou o acordo de exploração com a exibidora e remeteu mais explicações para o clube leonino.

Para as referidas associações de moradores, o Alvaláxia assegurava «a única oferta regular de cinema numa freguesia com cerca de 50.000 habitantes» e desempenhava «função de acesso de proximidade à cultura, particularmente relevante para famílias, jovens e população sénior», sendo relembrado que, em 2025, «o risco de encerramento das salas de cinema foi objeto de intervenções públicas formais em órgãos autárquicos», nomeadamente em reunião de executivo da Junta de Freguesia do Lumiar.

Fonte oficial do clube respondeu à Lusa, por escrito, sublinhando que «o Sporting Clube de Portugal encontra-se em contacto com a IGAC, assegurando a manutenção de atividade cultural no espaço, ao qual será conferido um novo enquadramento funcional e programático, cujos detalhes serão oportunamente apresentados no âmbito da remodelação em curso».

Recorde-se que em agosto último o Sporting anunciou que concluiu a compra do espaço comercial Alvaláxia, situado no lado nascente do Estádio José Alvalade. A recompra do espaço, que tinha sido alienado na gestão de Filipe Soares Franco em 2007, tinha sido aprovada em Assembleia Geral, em outubro de 2024, por uma verba a rondar os €17M.

«Este passo representa o cumprimento de uma das metas centrais definidas no Plano Estratégico Future is Coming, apresentado a 19 de setembro de 2024 e no qual o Sporting estabeleceu que 'a Cidade Sporting é um projeto inovador que consolida a visão de que o desporto é um meio para atingir a melhoria do bem-estar na vida das pessoas'. O conceito foi concebido para proporcionar uma experiência holística, dinamizando as imediações do Estádio José Alvalade e Pavilhão João Rocha, num espaço multifuncional que integra desporto, arte, cultura e tecnologia», explicaram os leões.

Sublinhe-se que neste espaço surgirá o novo museu do clube, muito maior e mais multifuncional.