Ryan James Wedding foi atleta olímpico em 2002 (D.R)
Ryan James Wedding foi atleta olímpico em 2002 (D.R)

Ex-atleta olímpico detido por liderar rede internacional de tráfico de droga

Ryan James Wedding também é acusado de homicídio e estava na lista das 10 pessoas mais procuradas pelo FBI

O diretor do FBI, Kash Patel, confirmou que Ryan James Wedding foi detido no México, onde o FBI acredita que o antigo atleta olímpico se escondia há mais de uma década. O homem de 44 anos será julgado nos Estados Unidos para responder às acusações de gerir uma rede de tráfico de droga internacional e de assassinar testemunhas.

As autoridades norte-americanas já ofereciam 15 milhões de dólares (12,7 milhões de euros à taxa de câmbio atual) pela troca de informações que pudessem levar ao paradeiro de Wedding, cujo nome estava na lista das 10 pessoas mais procuradas peço FBI.

«Este é um grande dia para uma América do Norte e um mundo mais seguros e uma mensagem de que aqueles que violam as nossas leis e prejudicam os nossos cidadãos serão levados à justiça», escreveu Patel na rede social X.

Toneladas de droga traficada

Pam Bondi, procuradora-geral dos Estados Unidos, afirmou que Ryan Wedding era responsável por uma rede de tráfico que importava 60 toneladas de cocaína por ano para a cidade de Los Angeles, tendo rendimentos estimados de mil milhões de dólares, além de também ser o principal fornecedor dessa droga para o Canadá. Esta rede também passava pelo México e pela Colômbia, sendo Wedding ainda acusado de lavagem de dinheiro.

Passado olímpico

Ryan Wedding nasceu em setembro de 1981 no estado canadiano de Ontário e representou o seu país nos Jogos Olímpicos de inverno de 2002 na disciplina de slalom gigante paralelo em snowboard. Sete anos depois, começou a envolve-se com as autoridades, ao ser acusado de distribuição de cocaína. Foi preso e libertado em dezembro de 2011.

Wedding já era procurado há vários anos, mas a polícia andava no seu encalce. Tanto que a 30 de dezembro do último ano, conseguira apreender dezenas de motos de MotoGP que Wedding havia roubado.