Camisola 33 não se cansa de marcar golos e emblema da cidade de Viriato sonha com o regresso aos grandes palcos
Camisola 33 não se cansa de marcar golos e emblema da cidade de Viriato sonha com o regresso aos grandes palcos

'Beirão' sem gelo: matador está a ferver!

Mais dois golos de André Clóvis empurram Académico de Viseu para luta pela subida de divisão. Brasileiro já leva 17 tentos esta temporada e reforça registos das épocas anteriores. Rodrigo distribui Ramos de flores em Vizela. No Funchal, Bouzaidi já chegou ao... Simo. Mais a Sul, talento não se (Ma)mede aos palmos

Viver do golo é isto. É estar sempre no sítio certo e ter a astúcia (tão necessária quanto difícil) para dar o último toque. O decisivo. Aquele que leva a bola para o fundo das redes. O momento mais importante de um jogo de futebol.

André Clovis é isto. É André golo Clóvis. Porque se fazer o gosto ao pé (ou à cabeça) não está ao alcance de todos, então imagine-se o que é estar épocas a fio a festejar. Clovis tem-no feito. Então desde que chegou a Portugal tem sido um autêntico... fartote.

Depois de terminar a formação no Internacional de Porto Alegre, o ponta de lança atravessou o Atlântico e mudou-se de armas e bagagens para solo lusitano. A primeira porta que se abriu foi a do Portimonense (na época 2017/2018), na altura ainda por empréstimo do emblema brasileiro. Depois de um período de adaptação, o frasco de ketchup começou a abrir: 13 golos em 14 jogos ao serviço dos sub-23 dos algarvios. De 2018 a 2020 representou o Leixões, apontando cinco tentos em 16 partidas. Seguiu-se uma aventura no Estoril, entre 2020 e 2022, com mais 10 razões para celebrar em 57 encontros.

O melhor estava ainda por vir. A transferência para a cidade de Viriato, no início da época 2022/2023 foi... na mouche. Os ares do território viseense acenderam ainda mais a chama de André Clovis e os números são já impressionantes: quarta temporada ao serviço do Académico, 132 jogos realizados e 68 golos! Sendo que a estes registos ainda devem ser adicionadas cinco assistências. O camisola 33 está como peixe na água e, aos 28 anos, atingiu o ponto mais alto da sua maturação.

Centremo-nos na presente campanha e olhemos para o coletivo para percebermos ainda melhor a influência do ponta de lança: o Académico de Viseu leva 21 jogos em 2025/2026 (18 na Liga 2 e três na Taça de Portugal), apontou, no total, 38 golos, sendo que 17 (praticamente metade) foram da autoria de André Clovis. Ninguém joga sozinho, mas às vezes parece...

Perante o exposto, está fácil de ver que a relação de Clovis com o golo é absolutamente umbilical. Mas olhar para as características do jogador é alargar horizontes. Porque o matador é muito mais do que um simples jogador de último toque. A finalização é o seu principal dom, naturalmente, mas André Clovis também sabe jogar fora da sua zona predileta.

É associativo — consegue jogar em apoios e/ou movimentar-se e fugir das marcações contrárias, abrindo espaços que podem ser ocupados por outros companheiros de equipa — e sabe usar na perfeição o corpo para proteger a bola quando a equipa precisa de ganhar metros no terreno. O Académico luta pela subida de divisão? Pudera...

André é como que um Beirão... sem gelo: Clovis está a ferver!

Ramos... de flores

Com muitos anos na formação do Benfica — tinha começado no Atlético Malveira e completou esse processo no Vizela, sendo que pelo meio passou também por Torreense e Sacavenense —, o jovem médio-ofensivo destacou-se nos sub-23 dos minhotos e na época passada rumou, naturalmente, à elite do clube, somando 22 jogos e dois golos.

Na presente temporada, Rodrigo Ramos contabiliza 12 encontros (um tento), mantendo-se como um dos artistas dos vizelenses. Rápido, forte no um para um e com chegada à área, tem, aos 21 anos, ainda caminho a percorrer. Mas que tem tudo... tem.

Bouzaidi chegou ao... Simo

Se o Marítimo é líder destacado da Liga 2, é perfeitamente natural que muitas individualidades estejam a sobressair. Uma delas é Simo Bouzaidi. O extremo hispano-marroquino, de 26 anos, pegou de estaca nos insulares, nesta que é a sua primeira experiência no futebol português — só tinha jogado em Espanha, no UE Olot, no Sevilha, no Córdoba e no Eldense —, e o melhor que se pode dizer é que está no... Simo dos preferidos dos adeptos maritimistas.

Quatro golos e outras tantas assistências em 17 jogos: eis o cartão de visita do desequilibrador. É magia pura no último terço. Craque!

Tiago (Ma)mede talento

Quem passa uma vida de aprendizagem num clube com a dimensão do Sporting chega ao profissionalismo totalmente preparado. É o caso de Tiago Ferreira — conhecido por Mamede no mundo do futebol, por ser esse o nome que consagrou o pai, antiga glória do Vitória de Setúbal e que brilhou em vários emblemas italianos.

O jovem médio-ofensivo, de 23 anos, soma dois golos e uma assistência nos 19 jogos que leva com a camisola do Portimonense, mas, mais do que os números, apresenta um cardápio interessantíssimo de soluções para cada lance. Muito futebol nos pés.