16 fevereiro 2025, 20:35
Francisco Moura: «O golo? Importante foi ganhar»
Lateral-esquerdo destacou os três pontos conquistados e dedicou triunfo a Pinto da Costa
Lateral-esquerdo fez golos em dois jogos consecutivos, mantendo a equipa viva na Liga Europa e quebrando o enguiço dos dragões no campeonato
Não é a primeira vez que Francisco Moura marca em dois encontros consecutivos desde que chegou ao escalão sénior – já o havia feito ao serviço da Académica, na época 2019/20, frente ao BSAD e à UD Oliveirense.
Contudo, os golos recentes contra a Roma e o Farense tiveram um impacto significativo: mantiveram o FC Porto vivo na UEFA Europa League e, no campeonato, ajudaram a quebrar uma sequência de cinco jogos sem vitórias na principal competição nacional.
Este é o melhor registo de Francisco Moura enquanto profissional: dois golos e sete assistências, sendo que uma delas ainda aconteceu ao serviço do Famalicão, clube que vendeu 100 por cento dos direitos económicos do atleta pelo valor total de 5 milhões de euros.
16 fevereiro 2025, 20:35
Lateral-esquerdo destacou os três pontos conquistados e dedicou triunfo a Pinto da Costa
Campeão da Europa pelos sub-19 de Portugal, em 2018, quando partilhava o balneário com David Carmo e Francisco Trincão no SC Braga, Moura tem mostrado as qualidades que o destacaram nos seus tempos de extremo, posição em que demonstrava grande faro pelo golo. Em 2017/18, ainda nos juniores dos arsenalistas, marcou 13 golos.
16 fevereiro 2025, 23:05
Clube algarvio criticou duramente a equipa de arbitragem, alegando que Francisco Moura empurrou Njie, antes de marcar
Tal como João Mário no FC Porto, que também era extremo de raiz, Moura recuou no terreno quando ficou claro que tinha o potencial para se tornar num lateral-esquerdo de grande nível.
Sob o comando de Martín Anselmi, continua a ter responsabilidades defensivas, mas aparece muito mais projetado no ataque e com menos metros para chegar à baliza adversária. Essa preponderância do portista ficou evidente nos últimos dois jogos: contra a Roma, foi responsável pelos dois únicos remates enquadrados da equipa, incluindo o golo do empate a uma bola que deixou a eliminatória em aberto para o segundo jogo contra os italianos, quinta-feira, às 17h45, no Estádio Olímpico de Roma.
13 fevereiro 2025, 22:17
Lateral-esquerdo estreou-se a marcar com a camisola dos dragões
Frente ao Farense, outro jogo em que os dragões só fizeram dois remates enquadrados, voltou a ser decisivo, ao desviar de cabeça uma bola batida por Fábio Vieira, sem dar hipóteses ao guarda-redes Ricardo Velho. Nesta fase de transformação tática e estratégica, Francisco Moura afirma-se como uma peça-chave na equipa. A sua versatilidade e impacto em campo dão conteúdo ao modelo de Anselmi, que está a ser progressivamente assimilado pelo coletivo.
A melhor versão do lateral surge associada a esta mudança, depois de nos primeiros jogos com Anselmi Moura ter conhecido atuações relativamente discretas, em especial com o Maccabi Tel Aviv, Rio Ave e Sporting.