Alexander Zverev, tenista alemão de 28 anos
Alexander Zverev, tenista alemão de 28 anos - Foto: IMAGO

Zverev: «Joguei contra o Nadal numa praça de touros; essa é que é a verdadeira Taça Davis»

O tenista alemão juntou-se às críticas de Sinner e Alcaraz sobre o formato da Taça Davis. «Só vou jogar porque os meus colegas de equipa me pediram», afirmou

As ATP Finals tornaram-se um palco de críticas à Taça Davis. Primeiro, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner manifestaram o desejo de que a competição de nações se realizasse «a cada dois ou três anos» para a tornar mais especial. Agora, foi a vez de Alexander Zverev se juntar ao coro de vozes que pedem uma mudança, alegando uma suposta perda de identidade do torneio.

Após a sua derrota frente a Felix Auger-Aliassime no encontro decisivo para a passagem às meias-finais da Taça dos Mestres (4-6, 6-7), o número três do ranking ATP refletiu sobre o formato da fase final a oito. «A verdadeira Taça Davis são as eliminatórias em casa e fora. Se chegasse à final, ficaria feliz por jogar mais uma semana depois das ATP Finals. Mas ter de jogar quartos de final, meias-finais e final... pode ser uma perda de tempo e não estou muito satisfeito com isso», declarou, numa afirmação muito semelhante à de Sinner, que também gostaria de ver uma alteração no modelo da competição.

Zverev invocou ainda a «magia» que, em tempos, envolvia a competição, que, na sua opinião, perdeu todo o significado. «A verdadeira Taça Davis é o ambiente. Jogar contra a Itália em Itália criaria uma atmosfera completamente diferente de jogar contra a Itália em Espanha. Eu joguei contra o Nadal numa praça de touros; para mim, essa é que é a verdadeira Taça Davis. Não creio que a atual seja a verdadeira Taça Davis. É um torneio de exibição que, de certa forma, acaba por receber este nome», criticou.

Alexander Zverev

Por fim, o alemão revelou abertamente o motivo que o levou a participar na última prova da temporada: «Vou jogar porque os meus colegas de equipa e os meus compatriotas alemães me pediram, pois sentem que estão a envelhecer. O Struff e os rapazes dos pares já não têm muitas oportunidades. Vou apenas por essa razão. Para mim, isto não tem nada a ver com a Taça Davis». Recorde-se que a seleção germânica contará com um grupo experiente, composto por Jan-Lennard Struff (35 anos), Yannick Hanfmann (33), Kevin Krawietz (33) e Tim Puetz (37), para além de Zverev (28).