Turco Sengun substitui Gilgeous-Alexander no All-Star Game da NBA
O poste turco dos Rockets, Alperen Sengun, foi convocado pelo commissioner Adam Silver para substituir o base dos Thunder, Shai Gilgeous-Alexander, na Equipa Mundo para o 75.º All-Star Game em Los Angeles, no domingo. A chamada deve-se a uma lesão abdominal que impede a participação do jogador canadiano, MVP do campeonato em 2024/25 e dos Finals 2024/25.
É a segunda seleção consecutiva de Sengun, de 23 anos, para o jogo das estrelas, depois da estreia na época passada, realizada em São Francisco. O poste de Houston, de 2,11 metros, está a realizar uma excelente quinta temporada na Liga, com médias de 20,8 pontos, 9,4 ressaltos e 6,3 assistências,, sendo estes dois últimos os melhores registos de carreira. As suas exibições têm sido cruciais para o bom desempenho dos texanos, que ocupam o quarto lugar na Conferência Oeste com 32 vitórias e 19 derrotas.
As estatísticas de Sengun colocam-no entre a elite da liga, sendo um de apenas três jogadores com médias de, pelo menos: 20 pontos, 9 ressaltos e 6 assistências. Os outros dois são Jalen Johnson, dos Hawks, e Nikola Jokić, dos Nuggets, ambos também selecionados para o All-Star Game de 2026 e o sérvio de Denver integrando o cinco inicial da Equipa Mundo. Com a presença de Alperen Sengun os Rockets passam a contar com dois representantes no Jogo das Estrelas, pois Kevin Durant já havia sido eleito.
Por sua vez, Shai Gilgeous-Alexander, que tinha sido votado como titular, vê-se forçado a falhar o que seria a quarta participação consecutiva no evento. O base de Oklahoma City, há oito épocas na NBA, não poderá competir devido a uma distensão abdominal.
Para esta 75.ª edição do NBA All-Star Game a liga criou um expectante formato com um mini-torneio entre três equipas: duas compostas por jogadores americanos (USA Stars e USA Stripes) e outra de jogadores internacionais (Equipa Mundo). Serão quatro jogos de 12m, com o último a ser uma final entre os melhores.