Tenistas portuguesas não resistem à Austrália na Ilha da Tasmânia
Na Ilha da Tasmânia, a chuva marcou a estreia da Seleção Nacional feminina frente à anfitriã Austrália no grupo E do play-off de acesso aos Qualifiers de 2026 da Billie Jean King Cup - antiga Fed Cup- e foi a Austrália que entrou a ganhar na eliminatória frente a Portugal.
Matilde Jorge (255.ª mundial) foi a primeira das portuguesas a entrar nos hardcourts de Hobart para medir forças com a australiana Kimberley Birrell, 27 anos (95.º WTA) mas a tenista lusa de 21 anos sofreu dois breaks antes ainda de conseguir inaugurar o marcador (4-1). Pouco depois o jogo foi suspenso por causa da chuva, a vimaranense fechou o jogo que deixou a meio (2-5), deixando a australiana a servir para fechar o set. A portuguesa ainda conseguiu adiar a festa da australiana (4-5), mas Birrell percebeu a ameaça e serviu para fechar (4-6).
GAME DAY 🇦🇺🆚🇵🇹
— TennisAustralia (@TennisAustralia) November 13, 2025
📍 Domain Tennis Centre, Hobart
⏰ From 12PM AEDT
📺 Watch live on 9Gem and 9Now
🎟️ https://t.co/Xz31gH9C8Z pic.twitter.com/DnosCNPCP7
No segundo set, com 3-2 no marcador e a australiana a servir (30-0), a chuva voltou a obrigar nova paragem e não foi a única vez. Birrell (4-5) acelerou o serviço e deu o primeiro ponto à Austrália, com duplo 6-4.
Na segunda partida, Francisca Jorge entrou no court a quebrar o serviço a Maya Joint que, aos 19 anos, é 32.ª mundial e número um das australianas.
Sealed in style 💫
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) November 14, 2025
Kimberly Birrell gives Team Australia the early advantage against Team Portugal, defeating Jorge 6-4 6-4.#BJKCup pic.twitter.com/21x8fQA9qX
A vimaranense, de 25 anos e 202.ª mundial, capitalizou os erros não forçados da adversária e esteve no comando até ao 4-2. Ainda assim, Joint reagiu e selou o set (5-7). Arrumado o primeiro parcial, Francisca Jorge, que ganhou seis dos sete encontros disputados na BJKC, não desistiu, o break ao 3-1 da rival fazia temer o pior. Mesmo assim, a oito vezes campeã nacional quebrou o serviço à 32.ª mundial (4-4) e obrigou Joint a aplicar-se para conseguir o triunfo com o mesmo resultado (5-7) e a vitória da Austrália na eliminatória por 2-0, na mais importante competição feminina por equipas.
Apesar da eliminatória já estar decidida, as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge, que esta época conquistaram sete títulos internacionais em pares, voltaram ao court, mas as rivais, especialistas na variante, fizeram o que melhor sabem e venceram por 6-1 e 6-3.
Na madrugada de sábado, a partir da uma da manhã, é a vez da Seleção Nacional defrontar o Brasil.