Alexander Zverev, tenista alemão de 28 anos
Alexander Zverev, tenista alemão de 28 anos - Foto: IMAGO

Zverev impressionado com Alcaraz e Sinner: «É algo que eu nunca tinha visto»

Tenista alemão não poupa nos elogios aos dois rivais

Antes do início da Laver Cup, Alexander Zverev, número 3 do ranking ATP, elogiou o nível alcançado pelos seus rivais, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, números 1 e 2 do ranking, respetivamente.

«Olhem, a final de Roland Garros entre Carlos e Jannik foi algo nunca antes visto neste desporto, mesmo que nos refiramos apenas à velocidade dos seus golpes. A forma como jogaram ténis naquele dia...», começou por dizer Zverev numa conferência de imprensa em São Francisco, onde a Laver Cup decorre entre 19 e 21 de setembro.

Recorde-se que os dois jogadores encontraram-se em 3 grandes finais este ano, Roland Garros, Wimbledon e US Open, e dividiram a maioria dos troféus importantes de 2025.

«Obviamente, tivemos grandes campeões a jogar um contra o outro nos últimos 15 anos, e o Big 3 (Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic) proporcionou-nos jogos inesquecíveis, mas o estilo de jogo que os dois apresentaram em Paris foi algo que eu nunca tinha visto», acrescentou.

Alcaraz e Sinner são os alvos a abater

Zverev foi eliminado na 3.ª ronda do US Open, após uma derrota por 6-4, 6-7 (7), 4-6, 4-6 contra o canadiano Felix Auger-Aliassime, número 13 do ranking ATP.

O alemão espera que, em 2026, o resto do pelotão consiga derrubar Alcaraz e Sinner.

«Ambos estão claramente à frente dos outros, e a nossa obrigação é trabalhar arduamente para tentar alcançá-los. Este ano ninguém conseguiu. Espero que alguém consiga na próxima temporada», sublinhou.

Críticas ao calendário

O atleta de 28 anos criticou novamente o calendário apertado do circuito ATP.

«Este tem sido um tema recorrente desde que entrei no circuito e nada mudou nos últimos meses. O nosso calendário está mais preenchido do que nunca. Pessoalmente, sempre fui da opinião de que os tenistas merecem e precisam de uma pré-época adequada para treinar e preparar todos os aspetos do jogo, bem como de umas férias para relaxar.

Com este calendário, não conseguimos tirar sequer duas semanas de férias. O calendário é demasiado denso e incrivelmente intenso. Terminamos com o Torneio dos Campeões e começamos com um Grand Slam, não está certo», argumentou Zverev.

Na Laver Cup, Zverev faz parte da equipa da Europa, que tem como capitão o francês Yannick Noah.