Vozinha avisa: «Cabo Verde no Mundial 2026? Não vamos para fazer figura...»
De regresso a Chaves para preparar o jogo frente ao Benfica para a Taça de Portugal, Vozinha voltou a comentar o apuramento inédito de Cabo Verde para o Mundial 2026 e afirmou mesmo que é o ponto mais alto da sua carreira.
«Para mim e para todos os jogadores, foi a melhor coisa que aconteceu durante a nossa carreira. Era algo que a seleção e o país já andavam à procura há muito tempo e, [consegui-lo] nos 50 anos da independência de Cabo Verde, é um motivo de muita satisfação e orgulho. Foi uma felicidade enorme ver a alegria do povo», começou por dizer o guarda-redes, em declarações à Agência Lusa, após o treino desta quinta-feira.
«O mais gratificante disto é saber que a qualificação pode mudar muito no nosso país em termos desportivos, sociais, culturais e em termos de infraestruturas, [além de] mostrar que Cabo Verde tem muita qualidade e mostrar [o país] ao mundo», explicou o atleta de 39 anos, lembrando o caminho que tiveram de percorrer para chegar aqui.
«O caminho já vem de há muitos anos, já era um projeto da federação conseguir a qualificação para o Mundial desde 2014, mas [sempre estivemos convictos] de que era possível. Os jogadores que temos hoje em dia têm muita qualidade, temos um bom grupo, sem egos e acho que foi mais por isso. Todos estavam unidos, todos sabiam que eram capazes, mesmo estando no jogo ou no banco, e acho que essa tem sido a nossa força», afirmou, garantindo que vão lutar para passar a fase de grupos.
«Hoje em dia não há seleções nem equipas fracas, mas acho que o [top] 10 do ranking mundial são muito difíceis, Argentina, Brasil, Inglaterra, Alemanha, Portugal, são muitas, mas para nós é desfrutar do Mundial. Não vamos para fazer figura, vamos trabalhar para darmos o máximo nos jogos e se conseguirmos passar à fase de grupos ou tentar ir mais longe, já será muito bom», atirou, mostrando o orgulho que tem por representar o seu país.
«Para mim, jogar por Cabo Verde é inexplicável. Quando entro em campo pela seleção, sinto algo que não sinto em lado nenhum e ter jogado com todas essas gerações, é um motivo de orgulho e satisfação, e a nossa qualificação é o realizar de um sonho de todos os colegas com quem joguei no passado, desde a infância até agora», concluiu, sendo que Vozinha já soma 86 internacionalizações.