Vitória de Guimarães quer «reagir a momento menos feliz»
O treinador do Vitória de Guimarães fez este sábado a antevisão jogo de domingo (15h30) frente ao Casa Pia, em Rio Maior.
Depois de duas derrotas nos últimos dois jogos - Aves SAD (0-1) e Sporting (1-4) -, Luís Pinto quer dar resposta com uma boa exibição: «Queremos mostrar capacidade de reagir a um momento menos capaz e menos feliz da nossa equipa, demonstrando, com personalidade, o que queremos fazer.»
«Vai ser necessária uma capacidade muito grande de sermos proativos, de colocarmos o ambiente do jogo de acordo com o que pretendemos (…) O Casa Pia vem de uma boa vitória e irá obrigar-nos a ter uma capacidade muito grande de estar muito focados nas nossas ações», acrescentou.
Ainda sobre o adversário, o treinador de 36 anos antevê uma equipa que vai «disputar o jogo de igual para igual e a tentar vencer». «Será um adversário focado», sublinhou. Para dar resposta à boa fase dos gansos, que vêm de uma vitória (2-1) frente ao Tondela, Luís Pinto afirmou que a sua equipa tem de estar «ciente do que pode fazer, mais focada no que tem de dar e capacitada para estar ligada ao jogo».
Apesar da quebra defensiva da equipa, após a lesão de Óscar Rivas (na primeira parte do jogo contra a Taça de Portugal frente ao Aves SAD), Luís Pinto enalteceu o trabalho do substituto Thiago Balieiro, que se estreou no campeonato, na jornada passada, na pesada derrota frente ao Sporting. «É uma estreia fruto de alguém que tem trabalhado muito, que tem visto a equipa B como porta de entrada para a equipa principal. Fê-lo de forma fantástica. É estranho dizer isso quando se sofre quatro golos. É um jogador agressivo, rápido e focado. Tem uma margem de progressão muito grande e uma humildade incrível», elogiou o mister.
O jogo contra o Sporting foi o primeiro em que o Vitória de Guimarães sofreu quatro golos esta época. Antes disso, os vimaranenses tinham passado quatro jogos seguidos para o campeonato com a folha limpa. Além disso, a equipa tinha sofrido apenas dois golos nos últimos sete jogos oficiais - resultado de uma defesa regular composta por Miguel Maga, Rodrigo Abascal, Óscar Rivas e João Mendes.
Lebedenko espreita o onze
Depois de Óscar Rivas, o jogo deste domingo terá mais uma baixa do quarteto supramencionado: João Mendes, que levou o quinto amarelo no campeonato frente ao Sporting e vai cumprir o castigo para o Casa Pia. Orest Lebedenko deverá fazer o seu quarto jogo a titular esta temporada.
Nélson Oliveira é o outro jogador indisponível por castigo, depois de ter sido expulso contra o Sporting.
«Os jogadores que temos no plantel têm de dar resposta. Temos um leque de jogadores que queremos potenciar e olhamos para isto [castigos] como uma oportunidade para os que não têm jogado tanto. O nosso foco é que aqueles que entrem possam dar uma resposta», disse Luís Pinto.