André Villas-Boas, presidente do FC Porto, teceu duras declarações esta terça-feira, na chegada à gala Portugal Football Globes, visando a arbitragem de Miguel Nogueira e Bruno Esteves (VAR), no clássico com o Benfica, no último domingo

Villas-Boas arrasa arbitragem do clássico e anuncia queixa por «agressão de Pavlidis»

Presidente dos dragões teceu duras críticas à arbitragem do clássico, liderada por Miguel Nogueira e que contou com Bruno Esteves no VAR

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, teceu duras declarações esta terça-feira, na chegada à gala Portugal Football Globes, visando a arbitragem de Miguel Nogueira e Bruno Esteves (VAR), no clássico com o Benfica, no último domingo.

«Lance entre António Silva e Deniz Gul? Acho mais grave a agressão do Pavilidis do que o penálti sobre o Deniz Gul. O penálti tem de ser ajuizado, o VAR tem de chamar o árbitro e lamento que não o tenha feito. A agressão de Pavlidis é grave e o FC Porto vai proceder com uma queixa sobre essa agressão. É violenta, podia ter criado mais danos ao nosso jogador, o VAR tem de intervir», afirmou o presidente do FC Porto, em alusão a um lance nos primeiros minutos do jogo entre o avançado grego dos encarnados e Gabri Veiga. Apontou, logo depois, o dedo à nomeação do Conselho de Arbitragem.

«É uma nomeação ingénua, de um árbitro [Bruno Esteves, no VAR] com 50% de aproveitamento nos jogos da Liga, principalmente do FC Porto. Jamais pode ser premiado com um clássico. Se pensarmos que o jogo anterior do Bruno Esteves tinha sido o Vizela-Leixões, percebemos que não pode ser o VAR de um clássico. Isso é premiar a mediocridade e não se entende num jogo que tem de ser os melhores intervenientes. Não vamos apoiar-nos no facto de o VAR ter ajuizado mal os lances para justificar o empate, mas tem de ter nota insatisfatória e vem na linha da tal nomeação ingénua», prosseguiu AVB.

O dirigente máximo dos dragões também não esqueceu a arbitragem de Vítor Ferreira no jogo entre FC Porto B e Torreense (2-3), que já tinha motivado duras críticas do FC Porto.

«É uma arbitragem muito infeliz. O árbitro Vítor Ferreira vem de uma despromoção à II Liga e nós esperamos que quem se vê despromovido esteja à altura de um jogo de II Liga. E a realidade é que errou em vários lances e em toda a linha. Mas não se trata apenas do árbitro Vítor Ferreira. Há anos sem fim que o FC Porto B é utilizado como cobaia para arbitragens, sabe-se lá porquê. As arbitragens da equipa B são lamentáveis, como também o FC Porto B tem sido alvo de alguns estádios em que o VAR não está implementado e decisões não podem ser tomadas... Alguns anos a fio com a equipa B a ser prejudicada em termos de resultado. O FC Porto não podia deixar de comentar essa arbitragem», finalizou Villas-Boas.