FC Porto de Farioli vai primando pela consistência defensiva - Foto: Catarina Morais/KAPTA+
FC Porto de Farioli vai primando pela consistência defensiva - Foto: Catarina Morais/KAPTA+

FC Porto: um registo histórico no clube e que é (quase) único na Europa

Dragões nunca tinha sofrido tão pouco nos primeiros 10 jogos da temporada; a nível continental, só o Goztepe consegue estar ao mesmo nível

Os reforços assegurados pelo FC Porto no mercado de verão ajudam a justificar apenas uma parte da solidez demonstrada pela equipa de Francesco Farioli.

A arte de bem defender é uma das prioridades do técnico italiano e o trabalho levado a cabo no Olival tem dado frutos. De tal forma, que a versão 2025/26 dos dragões já estabeleceu um recorde no clube.

Nunca a equipa azul e branca tinha chegado à marca dos 10 jogos realizados com apenas dois golos sofridos — contra Sporting e Estrela Vermelha. A época que apresentou o registo mais próximo foi a de 2007/08, era Jesualdo Ferreira o treinador, quando os portistas chegaram à dezena de desafios com apenas três tentos encaixados.

A nível europeu, como seria de esperar, esta é uma marca que também se destaca. A BOLA recolheu os dados e concluiu que, entre as equipas que disputam os dez principais campeonatos do Velho Continente, apenas uma conseguiu blindar a baliza ao nível do FC Porto (contabilizando todas as provas).

E não se pode dizer que seja o candidato mais provável: o Goztepe, atual terceiro classificado da liga turca, que sofreu dois golos... em oito jogos. Quer isto dizer que os dragões de Farioli apresentam uma eficácia defensiva maior, uma vez que têm mais dois encontros disputados do que a formação sediada em Izmir.

Nesta lista, seguem-se a Roma, de Gasperini, com quatro tentos contra, e o... Gil Vicente. A equipa orientada por César Peixoto também ainda só foi buscar a bola às próprias redes quatro vezes.

Galeria de imagens 112 Fotos