Marco Bezzecchi venceu a corrida sprint do Grande Prémio da Austrália de MotoGP - Foto: IMAGO

Vídeo: nem choque com gaivota impede Bezzecchi de brilhar na Austrália

Italiano venceu a corrida sprint desta madrugada, Miguel Oliveira foi 14.º

Marco Bezzecchi conquistou a sua segunda vitória consecutiva e terceira no total em corridas sprint de MotoGP esta temporada, ao triunfar na prova curta do Grande Prémio da Austrália, no circuito de Phillip Island. Miguel Oliveira, português da Pramac, foi 14.º classificado.

Para o piloto da Aprilia, o sprint não começou da melhor forma possível: logo nos primeiros metros da volta de aquecimento, colidiu com uma gaivota que acabara de levantar voo da reta de partida/chegada. Após o impacto, a aerodinâmica dianteira da moto de Bezzecchi ficou com algumas penas presas, mas nem isso impediu o italiano de alcançar a vitória, apesar de ter cometido um erro grave a meio da distância de 13 voltas.

A imprecisão de Bezzecchi ocorreu na travagem para a curva dez, enquanto perseguia Raul Fernandez, piloto da Trackhouse Aprilia, pela liderança. Após este erro, o representante de fábrica da Aprilia ficou a pouco mais de um segundo do seu colega da equipa satélite da Aprilia, mas rapidamente conseguiu recuperar o atraso e voltar à luta pelo primeiro lugar.

O ataque de Bezzecchi surgiu na segunda curva no início da décima volta, e Fernandez não teve resposta para a manobra do italiano. Posteriormente, Bezzecchi impôs um ritmo insustentável para o seu adversário e, até à meta, conseguiu distanciar-se em 3.1 segundos do piloto da Trackhouse Aprilia.

Pedro Acosta (KTM) terminou em terceiro lugar em Phillip Island, após uma batalha intensa com o homem da casa, Jack Miller. O piloto da Pramac Yamaha tentou vários ataques, incluindo um final na última curva da corrida, mas não conseguiu garantir um lugar no pódio perante o seu público e terminou em quarto. Fabio Di Giannantonio (VR46) fechou o top cinco.

Álex Márquez, da BK8 Gresini, fez uma excelente partida da sexta posição e liderou brevemente no início, mas depois caiu gradualmente para o lugar de onde tinha partido. Atrás dele, a zona pontuável foi completada por Fabio Quartararo, que partiu da pole position, Luca Marini (Honda HRC Castrol) e Pol Espargaró (Tech3).

Na classificação geral, com a vitória desta madrugada, Bezzecchi aproximou-se a apenas oito pontos de Francesco Bagnaia na luta pelo terceiro lugar, depois de o piloto da Ducati ter terminado em 19.º, a uns impressionantes 32.4 segundos do seu rival, sem ter caído. À frente deles, o ausente campeão mundial Marc Márquez lidera com 545 pontos e uma vantagem de 179 sobre o seu irmão Álex, que por sua vez tem uma vantagem de 92 sobre Bagnaia.