CAN: bronca com ex-FC Porto e o VAR na vitória do possível adversário de Portugal no Mundial
A CAN costuma ser pródiga em peripécias com árbitros e o primeiro caso aconteceu esta terça-feira, no terceiro dia de competição, na partida entre a RD Congo, possível adversário de Portugal no Mundial 2026, e o Benim, no arranque do grupo D, que tem ainda Senegal e Botswana.
Em Rabat, a partida foi decidida a favor dos congoleses com golo solitário de Theo Bongonda, jogador do Spartak Moscovo, logo aos 16 minutos, a aproveitar uma péssima abordagem de um defesa contrário.
Bongonda goal to give DR Congo the lead against Benin. #AFCON2025 pic.twitter.com/gvjochN0gX
— AFCON 2025 (@DiskiAfrika) December 23, 2025
O caso da partida ocorreu ao minuto 62, quando Chancel Mbemba tocou com a mão na bola dentro da grande área depois de um livre lateral. O lance, passível de marcação de grande penalidade, suscitou grande polémica, já que o sistema de videoarbitragem esteve fora de funcionamento durante 15 minutos e nada foi assinalado, apesar de as imagens da transmissão televisiva mostrarem o toque na bola com a mão do antigo central do FC Porto. O árbitro sul-africano Abongile Tom tentou a comunicação com o VAR por duas vezes e o jogo esteve interrompido durante quase 15 minutos, mas a RD Congo festejou mesmo a vitória pela margem mínima.
🚨 𝗜𝗡𝗖𝗥𝗢𝗬𝗔𝗕𝗟𝗘 ! Chancel Mbemba a commis une main dans sa surface mais la VAR ne fonctionnait plus au stade ! 🤯❌
— Paulette Kimuntu Kim (@KimKimuntu) December 23, 2025
L'arbitre est allé consulter la VAR après la main de Mbemba mais celle-ci ne fonctionnait plus à ce moment du match ! 😳
𝗥𝗘́𝗦𝗨𝗟𝗧𝗔𝗧 : Le Bénin n'a… pic.twitter.com/rbuM3f9FYh