A festa dos congoleses - Foto: IMAGO
A festa dos congoleses - Foto: IMAGO

CAN: bronca com ex-FC Porto e o VAR na vitória do possível adversário de Portugal no Mundial

Sistema de videoarbitragem esteve em baixo e deixou passar em claro uma grande penalidade a favor do Benim

A CAN costuma ser pródiga em peripécias com árbitros e o primeiro caso aconteceu esta terça-feira, no terceiro dia de competição, na partida entre a RD Congo, possível adversário de Portugal no Mundial 2026, e o Benim, no arranque do grupo D, que tem ainda Senegal e Botswana.

Em Rabat, a partida foi decidida a favor dos congoleses com golo solitário de Theo Bongonda, jogador do Spartak Moscovo, logo aos 16 minutos, a aproveitar uma péssima abordagem de um defesa contrário.

O caso da partida ocorreu ao minuto 62, quando Chancel Mbemba tocou com a mão na bola dentro da grande área depois de um livre lateral. O lance, passível de marcação de grande penalidade, suscitou grande polémica, já que o sistema de videoarbitragem esteve fora de funcionamento durante 15 minutos e nada foi assinalado, apesar de as imagens da transmissão televisiva mostrarem o toque na bola com a mão do antigo central do FC Porto. O árbitro sul-africano Abongile Tom tentou a comunicação com o VAR por duas vezes e o jogo esteve interrompido durante quase 15 minutos, mas a RD Congo festejou mesmo a vitória pela margem mínima.