Estádio Monterrey, no México - Foto: FIFA
Estádio Monterrey, no México - Foto: FIFA

Alerta! Os estádios do Mundial 2026 onde será perigoso jogar (fotogaleria)

Segundo relatório da Football For Future e da Common Goal, em parceria com a Jupiter Intelligence, apoiado pela CO₂ Foundation, 14 dos 16 estádios excederam os limites de segurança em 2025 em termos de riscos climáticos: calor extremo, chuva intensa e inundações

A menos de um ano do Mundial 2026, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México, a Football For Future e a Common Goal, em parceria com a Jupiter Intelligence, apoiado pela CO₂ Foundation, fez uma análise sobre a subida de temperatura nas cidades onde serão disputados os encontros e que irão influenciar o comportamento dos jogadores. 

A análise engloba 16 estádios que vão receber o próximo Campeonato do Mundo e avalia três perigos-chave: calor extremo, seca e tempo extremo/inundações. Em 2025, 14 dos 16 estádios do Mundial já excediam os limites em três aspetos: calor extremo, chuva intensa e inundações. Os riscos irão intensificar-se até 2050.

O estudo deixa claro que o futebol está sob ameaça e o Mundial de Clubes, com pausas para hidratação e jogos interrompidos devido a relâmpagos, já deixou uma breve amostra do que se pode esperar para 2026. 

Quando a WBGT (Wet Bulb Globe Temperature - é um indicador importante do conforto térmico) excede 32°C, as pausas de hidratação são aplicadas na FIFA e podem ser necessárias outras medidas adicionais, como alteração de horários, por exemplo. Acima dos 35ºC, deixa de ser considerada segura a ocorrência dos jogos, devendo ser cancelados ou suspensos pela organização, recomenda-se.

Pode ver na fotogaleria dados sobre 16 estádios que vão receber o Mundial 2026: riscos climáticos e dias, em 2025, em que a WBGT excedeu os 32ºC e os 35ºC, identificada pelos cientistas como limite da adaptabilidade ao calor extremo.

Galeria de imagens 16 Fotos