GP Austrália: Bezzecchi lidera com ritmo recorde, Miguel Oliveira em 16.º
O piloto da Aprilia, Marco Bezzecchi, liderou a tabela de tempos no final do treino oficial para o Grande Prémio da Austrália, onde o italiano pulverizou o recorde absoluto da pista de Phillip Island.
O anterior recorde do traçado australiano pertencia a Jorge Martín, colega de equipa de Bezzecchi, que o estabeleceu na qualificação há dois anos com a moto da Pramac Ducati. Na altura, o “Martinator” registou 1:27.246, e hoje Bezzecchi melhorou essa marca em impressionantes 0.754 segundos, terminando a sessão com 1:26.492.
Miguel Oliveira foi 16.º, com 1:27.696.
Bez strikes first with a record-breaking lap time as @25RaulFernandez impresses 🔥@FabioDiggia49 completes the top 3 ✊#AustralianGP 🇦🇺 pic.twitter.com/s97bjvxP3n
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 17, 2025
Desta forma, o italiano garantiu uma vantagem de 0.291 sobre Raúl Fernández, com Fabio Di Giannantonio a completar o top três, a 0.420. Fabio Quartararo e Álex Márquez classificaram-se em quarto e quinto, respetivamente, enquanto Álex Rins, Luca Marini, Pol Espargaró, Francesco Bagnaia e Pedro Acosta completaram o top 10. Todos eles também baixaram do recorde de Martín, tal como Fermín Aldeguer.
No entanto, o vencedor do Grande Prémio da Indonésia não conseguiu um lugar no top dez, ficando a 0.005 de Acosta, e terá de passar pela primeira fase da qualificação amanhã. Aí, o piloto da Gresini Ducati terá a companhia de Brad Binder, do representante da casa Jack Miller, Joan Mir, Johann Zarco, Miguel Oliveira, Franco Morbidelli, Ai Ogura, Lorenzo Savadori, Enea Bastianini, Michele Pirro e Somkiat Chantra.
Durante os segundos 60 minutos de preparação em Phillip Island, registaram-se duas quedas, ambas na Curva 4. Primeiro, Acosta foi ao chão pouco antes do meio da sessão. E, pouco antes do seu final, o piloto de testes da Ducati, Pirro, que este fim de semana substitui o campeão mundial Marc Márquez, lesionado e que certamente falhará também o Grande Prémio da Malásia na próxima semana, sofreu uma queda semelhante.
O fim de semana do Grande Prémio da Austrália, 19.ª ronda da temporada de 2025 de MotoGP, continua amanhã às 2:10, hora de Portugal Continental, com a segunda sessão de treinos livres de 30 minutos. Imediatamente após o seu término, às 2:50, terá início a qualificação, que definirá a ordem de partida para a corrida sprint e a corrida principal em Phillip Island.