Portugal soma e segue no Europeu sub-19, tendo encerrado o Grupo A apenas com vitórias. Foto: Federação Portuguesa de Futebol

Terceiro jogo e terceira goleada para Portugal: 10-0 à Moldávia!

Equipa lusa encerra fase de grupos do Europeu sub-19 com pleno de vitórias: 7-1 à Itália, 4-0 à Ucrânia e diferença de dois dígitos ante a seleção anfitriã do torneio. Segue-se a Eslovénia, nas meias-finais

Uma fase de grupos de ficha limpa para Portugal, que pulverizou toda a concorrência e venceu os três jogos que disputou: depois de Itália (7-1) e Ucrânia (4-0), seguiu-se a Moldávia e um desequilibrado – e justificado – 10-0.

Apesar de o embate com a nação anfitriã do Europeu apenas servir para cumprir calendário – o apuramento para as meias-finais estava alcançado e o primeiro lugar do grupo devidamente conquistado – Portugal não facilitou e atacou a baliza adversária desde os instantes iniciais.

À imagem do que já havia sucedido nas duas jornadas anteriores, frente a Itália e Ucrânia, o conjunto nacional entrou apostado em decidir tudo depressa e assim o fez. O primeiro golo surgiu aos três minutos, através de um penálti conquistado e convertido por Afonso Mourinha.

O minuto seguinte foi fulminante para Portugal, com dois golos apontados: 2-0 obtido através de canto batido de forma aérea por Renato Almeida para um remate de primeira de Tomás Nogueira e, breves segundos passados, o terceiro golo para os comandados de José Luís Mendes, numa recarga de Rodrigo Monteiro num lance de insistência junto à baliza após uma tentativa do guarda-redes Vlad Slavinschi em afastar a bola.

O guardião moldavo ainda travou algumas investidas lusas, perante Miguel Malhão, aos 9’, Leonildo Injai, aos 11’ Simão Cordeiro, aos 15’, Tomás Nogueira, aos 16’, e Martim Castela, aos 19’, e outras ficaram próximas do alvo desejado perante um adversário frágil, que não conseguiu rematar em toda a primeira parte e não conseguiu evitar o quarto golo, apontado a 53 segundos do intervalo através de contra-ataque conduzido e finalizado por Rodrigo Monteiro, que bisava.

No segundo tempo, a seleção da casa conseguiu aproximar-se da baliza portuguesa num par de ocasiões mas a superioridade nacional manteve-se e expressou-se no resultado com dois golos apontados aos 26’ e em ambos os casos com intervenção de António Pereira, que atirou certeiro e com a bola a sofrer um desvio num defesa adversário e, segundos depois, assistiu Martim Castela para um remate fortíssimo que fixava o 6-0.

Portugal não dava mostras de abrandamento: aos 29 alcançava o sétimo golo (hat-trick de Rodrigo Monteiro, numa rotação e potente disparo), aos 30’ o oitavo, por Tomás Nogueira, colocado no interior da área e em zona frontal e, mais tarde, aos 35’, Martim Castela chegou ao segundo da sua conta pessoal e o nono da (gorda) conta portuguesa e a equipa portuguesa alcançaria mesmo os dois dígitos com o 10-0, da autoria de Tchuda, através de receção orientada e remate rasteiro aos 38’.

Uma goleada esperada que encerra o grupo A e seguem-se as meias-finais deste Europeu sub-19, numa partida na qual a equipa das Quinas irá defrontar a Eslovénia, que terminou o Grupo B na segunda posição, esta sexta-feira, pelas 18h30.