«Sudakov vai elevar o nível do Benfica»
Contratado no verão com cláusula obrigatória de compra que vai colocar o negócio nos €27 milhões, Heorhii Sudakov recebeu a camisola 10 e dele esperam-se grandes feitos na equipa do Benfica. O contexto difícil dos encarnados, que inclusivamente mudaram de treinador — saiu Bruno Lage e entrou José Mourinho —, tem tornado mais difícil a integração do criativo internacional ucraniano, de 23 anos, mas Sudakov já apresenta rendimento: fez sete jogos, seis na condição de titular, marcou dois golos e fez uma assistência.
A BOLA foi procurar quem pode falar dele com conhecimento de causa e, assim, projetar o que podem esperar mais os benfiquistas.
Na Ucrânia, o avançado André Gonçalves joga há duas épocas no Polissya, e defrontou o agora benfiquista quando ele estava no Sahkhtar Donetsk. «É um jogador jovem, mas já com grande maturidade em campo. Tem boa visão de jogo e é muito criativo no último terço. Tem muita qualidade técnica e no último passe, pelo que consegue resolver situações que parecem complicadas», começa por enquadrar o atacante português de 22 anos, formado no Sporting, que já representou o Estoril e foi internacional sub-15, 16 e 17.
No que diz respeito à melhor posição para Sudakov, André prefere vê-lo a «jogar como interior», mas reconhece-lhe «capacidades para poder alinhar a partir dos corredores laterais, nomeadamente pelo flanco esquerdo», pois é destro e, assim, «pode explorar terrenos interiores para que a profundidade desse flanco seja dada ao lateral». André Gonçalves olha para Sudakov como um «número 10 puro», com muitos argumentos para colocar em campo: «Tecnicamente é acima da média, mas também é inteligente na ocupação de espaços sem bola. Como é muito disciplinado taticamente e tem um elevado espírito coletivo, é um jogador que, quando é necessário, também colabora nas tarefas defensivas. Depois também tem golo. Além das bolas paradas, é também forte nos remates de meia distância. Acho que no Benfica pode encaixar no trio do meio-campo, mesmo como sendo um número 8, mas também como falso extremo.»
Os milhões que custou não vão condicionar o crescimento do ucraniano no futebol português, acredita o português do Polissya. «Tem todas as possibilidades para vingar no Benfica, e com a imensa qualidade que tem não vai sentir qualquer peso extra pelo valor que o clube pagou pela transferência», sublinha.
Para André, a SAD dos encarnados fez «uma grande contratação», considerando, sem hesitar, que Sudakov «vai aumentar ainda mais o nível qualitativo do futebol do Benfica». Aliás, considera que a contratação do médio-criativo é uma «mais-valia» não apenas para o Benfica, mas «também para o futebol português».
Desde que Mourinho assumiu a equipa, Sudakov joga sempre, umas vezes como ala, outras a 10 ou como segundo avançado. O jogador agora está em contexto de seleção, mas, na Luz, acreditam muito em Sudakov e que em breve poderá liderar o jogo ofensivo da equipa.
Siga o perfil de A BOLA no Google: https://profile.google.com/cp/CgkvbS8wNWNjOHQ?pf=0