Camavinga tentou acalmar os ânimos e tranquilizar Prestianni (IMAGO)
Camavinga tentou acalmar os ânimos e tranquilizar Prestianni (IMAGO)

Solidário com Vinícius, Henry ataca Prestianni: «É suspeito...» (vídeo)

Francês questiona comportamento do argentino do Benfica

A tensa noite de UEFA Champions League, que culminou com a vitória do Real Madrid sobre o Benfica, em Lisboa, por 1-0, gerou uma onda de reações no mundo do futebol devido a um alegado incidente racista envolvendo Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior, bem como uma acesa troca de palavras entre o brasileiro e Otamendi.

O sucedido no Estádio da Luz rapidamente se tornou tema de debate em vários programas televisivos, com antigos jogadores a condenarem as atitudes dos atletas do Benfica.

Nos estúdios da CBS Sports, Thierry Henry e Micah Richards foram contundentes na sua análise ao comportamento do argentino. «Entendo perfeitamente o que o Vinícius está a passar, aconteceu-me muitas vezes e sentes-te muito sozinho. Gianluca Prestianni, diz-nos o que disseste. Sê um homem. Porque cobres a boca com a camisola? É por estar frio? Logo isso é suspeito. Ele disse ao Mbappé que não disse nada, mas disse seguramente...», questionou Henry.

O seu colega de painel, Micah Richards, foi mais longe, classificando o jogador argentino como «um cobarde», acrescentando que «Vinícius Júnior não mentiria».

Henry, que se mostrou solidário com o avançado do Real Madrid, partilhou uma reflexão pessoal: «Identifico-me com o que o Vinícius Jr. está a passar. Às vezes sentes-te sozinho porque é a tua palavra contra a dele».

Também Clarence Seedorf, na Prime Video Sport UK, abordou o incidente, sublinhando a necessidade de uma posição firme contra o racismo. «Creio que o facto de o Vini estar a passar por uma má situação em Espanha há muitos anos não se pode esconder… Temos de deixar claro que não há justificação para o abuso racista: não há espaço para isso», sentenciou o neerlandês.

Outro antigo internacional neerlandês, Wesley Sneijder, criticou duramente Prestianni no programa Ziggo Sport. «Prestianni devia ser um homem e não tapar a boca para dizer aquilo ao Vinícius. Se vais dizê-lo, ao menos di-lo sem tapar a boca… É um escândalo que as pessoas ainda continuem a chamar ‘macaco’ aos negros! Ah, e mais uma coisa… O Prestianni tem colegas de equipa negros! Em que estarão a pensar?», comentou.

Sneijder arrasa Otamendi

O mesmo Sneijder não poupou críticas a Nicolás Otamendi pela sua altercação com Vinícius, na qual o defesa argentino apontou para a tatuagem da do troféu do Mundial que tem na perna, entre outras, tendo mesmo levantado a camisola.