Sporting: Nápoles prepara €16,5 M por Alisson
Ao segundo jogo pelo Nápoles… o primeiro golo. Alisson Santos, extremo de 23 anos cedido pelo Sporting aos italianos tem apenas 80 minutos de azul mas começa a confirmar as expectativas que os napolitanos nele depositaram. E não apenas pelo golo marcado — o segundo no 2-2 à Roma na jornada 25 da Serie A, no domingo —, sobretudo pelo desempenho nos treinos, pela forma como se tem integrado no grupo e por isso preparam os 16,5 milhões de euros da cláusula de compra para ficarem definitivamente com o atacante brasileiro.
Contratado pelo bicampeão de Portugal por 2,1 milhões de euros ao Vitória da Bahia, depois de meia época emprestado ao UD Leiria, Alisson rumou nesta janela de inverno do mercado ao campeão de Itália, que pagou taxa de empréstimo de 3,5 milhões de euros. Um valor elevado para somente meio ano de cedência…
O Nápoles chegou a esse valor, no limiar do que poderia chegar devido às questões do fair-play financeiro, o que mostra bem (o valor e o facto de ter ido ao limite da regra financeira da UEFA) que a ideia é mesmo investir forte no extremo. Quem paga cifra tão elevada por meio ano de empréstimo mostra o real interesse futuro que tem no jogador e, pelos dados apurados por A BOLA, prepara-se mesmo para adquirir em definitivo o passe do jogador.
A opção de compra ficou estabelecida nos 16,5 milhões de euros que os napolitanos se preparam para acionar, e têm até final da temporada para efetivá-la, o que vai fazer com que os verdes e brancos, no total, recebam 20 milhões de euros, quase 18 milhões de lucro pelo passe de Alisson Santos — o Sporting reservará direito a receber 10 por cento da mais-valia em futura venda.
À espera para assinar com os italianos, Alisson tem um contrato válido por quatro ou cinco épocas, até 2030 ou 2031. O ordenado do extremo pode passar a ser de 2,7 milhões de euros por ano.
O vínculo do brasileiro com os verdes e brancos é válido até junho de 2030 mas tudo indica que não vai ser cumprido, porque Alisson deve mesmo prosseguir a carreira em definitivo no Nápoles.
Três golos na Champions
Os três golos que Alisson Santos marcou pelo Sporting na Champions (no 4-1 ao Kairat Almaty, no 2-1 ao Marselha e no 3-2 ao Ath. Bilbao) despertaram muito a atenção do Nápoles, que também tem o leão Geny Catamo referenciado, e fazendo as contas apenas aos pontos que o brasileiro valeu aos leões na Liga dos Campeões e traduzindo-os em euros, chega-se à conclusão de que só aí valeu 2,8 milhões de euros — tanto com o Marselha como com o Bilbao, o Sporting preparava-se para arrecadar 700 mil euros do empate e com os golos do brasileiro aos 86’ e aos 90+4’ passou a receber 2,1 milhões pela vitória, ou seja, com os tentos de Alisson acrescentou 1,4 milhões em cada um desses jogos, mais 700 mil euros do que os 2,1 milhões que custou…
Artigos Relacionados: