Sidny Cabral, jogador do Benfica (Foto: Miguel Nunes)
Sidny Cabral, jogador do Benfica (Foto: Miguel Nunes)

Sidny Cabral, o utilitário polivalente do Benfica

Como José Mourinho explicou quando o jogador chegou à Luz, faz tantas posições que é perfeito para qualquer treinador. Pode ter papel importante na poupança de elementos nucleares, como Dedic

Três dias antes de Sidny Lopes Cabral assinar contrato pelo Benfica, na antevisão ao jogo com o SC Braga para o campeonato, a 27 de dezembro de 2025, José Mourinho analisava publicamente as características do internacional cabo-verdiano: «É daqueles jogadores em que a equipa beneficia muito por ser verdadeiramente polivalente. Dá para perceber que, para ele, é igual jogar à direita, à esquerda, a lateral ou a ala. Isso dá segurança ao treinador, um pouco à imagem do Aursnes. Ambos jogam em quatro posições. Sei que ele pode jogar nas quatro e está contente por jogar nas quatro, mas há sempre uma em que o jogador é mais forte. Vou ter de ajudá-lo a descobrir, porque ele próprio não sabe muito bem.»

Sidny Lopes Cabral leva sete jogos pelo Benfica: BenficaEstoril (Liga, 13', como ala esquerdo), BenficaSC Braga (Taça da Liga, 25', na função de ala esquerdo), FC PortoBenfica (Taça de Portugal, 83', enquanto ala esquerdo), Rio AveBenfica (Liga, 28', novamente ala esquerdo), BenficaEstrela da Amadora (Liga, 90', ala esquerdo), TondelaBenfica (Liga, 28', na posição de ala direito) e BenficaAlverca (Liga, 73', na missão de defesa direito). Total: 340 minutos. Das quatro posições possíveis, já passou por três: ala esquerdo, ala direito e defesa direito.

Falta-lhe, pois, atuar na posição onde Samuel Dahl tem sido titularíssimo: o lado esquerdo da defesa. Ainda não deverá ser na sexta-feira, frente ao Santa Clara, pois Dedic deverá continuar de fora do onze para preparar, a cem por cento, os jogos com o Real Madrid. Sidny ou Banjaqui jogarão à direita e Dahl à esquerda, muito provavelmente.

Seja como for, o internacional por Cabo Verde, contratado ao Estrela da Amadora por verba a rondar os €6 milhões, tem funcionado como um verdadeiro utilitário, capaz de servir em qualquer lado com fiabilidade.

Não foi um nome sonante quando chegou, ainda antes da abertura da janela de mercado de inverno, mas começa a ganhar o seu espaço e já teve inclusivamente possibilidade de assistir para golo e celebrar golo, na goleada ao Estrela da Amadora.