Serena Williams durante um encontro de pares de exibição no Open dos Estados Unidos de 2025

Serena Williams autorizada a regressar

Vencedora de 23 título dos Grand Slam, a ex-tenista de 44 anos foi declarada elegível para retomar o profissionalismo na modalidade a partir de 22 de fevereiro, após ter cumprido os requisitos do programa antidoping da Agência Internacional de Integridade do Ténis

Serena Williams está oficialmente elegível para regressar ao ténis profissional a partir de 22 de fevereiro, após ter cumprido os requisitos do programa antidoping. A Agência Internacional de Integridade do Ténis (ITIA) incluiu esta segunda-feira o nome da tenista, de 44 anos, na sua lista de atletas reintegrados, seis meses após o seu registo inicial.

Apesar da luz verde para competir, permanece a incógnita sobre se, quando e onde a vencedora de 23 títulos do Grand Slam em singulares voltará a jogar. Recorde-se que, quando surgiram as primeiras notícias sobre o seu registo na ITIA no ano passado, a própria Serena desmentiu um regresso nas redes sociais, escrevendo: «Meu Deus, pessoal, eu NÃO vou voltar. Este fogo posto é uma loucura».

Até ao momento, nem o seu agente nem um porta-voz do WTA Tour comentaram o assunto.

Considerada uma das maiores tenistas da história, Serena Williams não compete desde o Open dos Estados Unidos de 2022. Na altura, evitou a palavra «retirar-me», preferindo afirmar que estava a «evoluir para além do ténis».

O processo de regresso à competição obriga os atletas a estarem disponíveis para controlos antidoping durante um período de seis meses antes de poderem voltar a competir. Devem fornecer informações detalhadas sobre a sua localização e horários para a recolha de amostras.

A possibilidade de um regresso foi recebida com entusiasmo pela Associação de Ténis dos Estados Unidos. No ano passado, o porta-voz Brendan McIntyre afirmou: «Se a Serena decidir regressar e competir a nível profissional, juntamente com os seus fãs, daremos as boas-vindas entusiasticamente ao regresso de uma das maiores campeãs da história do nosso desporto».

A sua irmã mais velha, Venus Williams, de 45 anos, regressou aos courts em julho, após quase um ano e meio de ausência, sem nunca ter anunciado a sua retirada. No DC Open, Venus expressou o desejo de ver Serena de volta ao circuito, onde juntas conquistaram 14 títulos de pares em torneios do Grand Slam.

«Continuo a dizer à minha equipa: a única coisa que tornaria isto melhor era se ela estivesse aqui. Nós sempre fizemos tudo juntas, por isso é claro que sinto a falta dela», comentou Venus na altura, acrescentando: «Mas se ela voltar, tenho a certeza de que ela vos informará».