Venus Williams recebe 'wild-card' e fará história no Open da Austrália
Aos 45 anos, Venus Williams recebeu um 'wild-card', ou convite, para o Open da Austrália e está prestes a tornar-se a jogadora mais velha da história a entrar no quadro principal do primeiro torneio do Grand Slam do ano.
Na segunda metade de 2025, Venus Williams regressou ao circuito feminino, participando em três torneios: Washington Open, Cincinnati e US Open. A heptacampeã de Grand Slams registou um balanço de 1-3 em singulares, 4-2 em pares e 0-1 em pares mistos, e ocupa o lugar 581 do WTA. Será a primeira vez que competirá fora dos Estados Unidos desde 2023.
Williams não quer retirar-se e, depois de receber um 'wild-card' para o torneio de Auckland, na Nova Zelândia, aceitou também entrar no quadro principal do Open da Austrália.
«Estou entusiasmada por regressar à Austrália e mal posso esperar para competir durante o verão australiano. Tenho tantas memórias incríveis lá e estou grata pela oportunidade de voltar a um lugar que significou tanto para a minha carreira», declarou a americana ao site do torneio.
Williams regressará ao Open da Austrália 28 anos após a sua estreia neste torneio, em 1998, quando venceu a sua irmã, Serena, na primeira ronda. Desde então, participou mais 20 vezes no célebre torneio do Grand Slam, com um registo de 54 vitórias e 21 derrotas.
She’s BACK 🙌
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 1, 2026
7x Grand Slam champion, @Venuseswilliams ✨ pic.twitter.com/KuByXJro2p
Em 2003 e 2017, Venus chegou à final do Open da Austrália, mas foi derrotada em ambas as ocasiões por Serena, e a sua última participação nesta competição foi em 2021.
Com a participação na edição de 2026, Williams tornar-se-á a mulher mais velha da história a figurar no quadro principal do Open da Austrália, superando o recorde da japonesa Kimiko Date, que jogou aos 44 anos, em 2015, sendo eliminada na primeira ronda.
O torneio vai decorrer entre segunda-feira, 12 de janeiro, e domingo, 1 de fevereiro.