Lamine Yamal com a camisola de Espanha
Lamine Yamal com a camisola de Espanha - Foto: IMAGO

Seleção de Espanha exclui Yamal e ataca Barcelona

Nova troca de acusações entre ‘La Roja’ e os catalães em torno da lesão do craque de 18 anos

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou esta terça-feira que dispensou Lamine Yamal dos trabalhos da seleção de Espanha, após o jogador ter feito um tratamento para tratar uma pubalgia sem conhecimento da RFEF.

O Barcelona consultou um médico externo para tratar da lesão de Yamal e a RFEF acusa o clube de ter tomado essa decisão sem qualquer informação prévia, impedindo assim o avançado de poder jogar contra a Geórgia (dia 15) e a Turquia (dia 18), encontros decisivos para Espanha poder garantir o apuramento para o Mundial 2026.

Yamal estava em grande forma no Barcelona, marcando um golo em cada um dos últimos três jogos no clube. Ainda assim, o técnico blaugrana Hansi Flick avisara o selecionador Luis de la Fuente para ter cuidado com a utilização do jovem, que voltou com problemas físicos do estágio da seleção no último mês de setembro.

Agora, a RFEF expressou «desconforto» por esta recente decisão do Barcelona, assim como pelo aviso tardio de que o jogador deveria repousar «durante 7 a 10 dias», impedindo-o que participar nos importantes duelos da seleção espanhola.

O comunicado da RFEF:

«Os Serviços Médicos da RFEF desejam expressar a sua surpresa e desconforto após terem tomado conhecimento, às 13h47 de segunda-feira, 10 de novembro, dia do início do estágio oficial com a seleção nacional, que o jogador Lamine Yamal tinha sido submetido a um procedimento invasivo de radiofrequência para o tratamento do seu desconforto púbico nessa mesma manhã.

Este procedimento foi efectuado sem notificação prévia à equipa médica da seleção nacional, que só foi informada dos pormenores do procedimento num relatório recebido às 22h40 de ontem, no qual era feita uma recomendação médica de repouso durante 7 a 10 dias.

Perante esta situação, e tendo sempre como prioridade a saúde, a segurança e o bem-estar do jogador, a Real Federação Espanhola de Futebol tomou a decisão de dispensar o atleta desta convocatória.

Esperamos que ele possa evoluir favoravelmente e desejamos-lhe uma recuperação rápida e completa.»