«Yamal tem de se tornar no melhor jogador das próximas duas décadas, não durante quatro ou cinco anos»

Empresário Jorge Mendes deixa conselhos a jogador que considera «único»

Jorge Mendes abordou o momento de Lamine Yamal no Barcelona, nomeadamente recentes declarações - disse que o Real Madrid «rouba» - e a gestão da sua pubalgia.

O agente português, que tem vários jogadores agenciados na equipa catalã, lembrou que Lamine tem apenas 18 anos. Não percebo o ruído que há à volta do Lamine. Todos já tivemos 18 anos e já fomos jovens. Como disse o presidente Laporta, o que se deve fazer é apoiá-lo e ajudá-lo ao máximo, porque é um grande património do clube. Lamine é o jogador de que todos falam a nível mundial, há consenso de que é um grande futebolista, tanto no presente como no futuro. O facto de todos estarem atentos a ti também é uma grande responsabilidade e uma enorme pressão. Ele está a lidar muito bem com isso e é preciso continuar a ajudá-lo, e uma forma de o fazer é concentrar-se exclusivamente no seu trabalho», disse ao jornal Mundo Deportivo.

Através do jornal deixou também conselhos e exemplos de outros jogadores a que se pode agarrar.

«O Lamine é único, não há que compará-lo com ninguém, como ele próprio diz sempre. Ele tem de fazer o seu próprio caminho e está a fazê-lo muito bem. Mas é óbvio que há jogadores como Leo Messi e Cristiano Ronaldo que são referências para todos, pela forma tão profissional como levaram a sua carreira, pelo que alcançaram e porque ainda hoje continuam a render a um grande nível. Outro grande exemplo para os jovens era Iniesta. Lamine Yamal tem de continuar a crescer para se tornar no melhor jogador das próximas duas décadas e não apenas no melhor durante quatro ou cinco anos. Está num grande clube como o Barcelona, que é o melhor sítio para alcançar os seus objetivos», notou, completando os elogios ao jovem avançado:

«O Lamine sabe perfeitamente o que tem de fazer, tanto dentro como fora do campo, e é exatamente isso que está a fazer: concentrar-se em trabalhar com calma e não falar demasiado. É um miúdo muito inteligente e trabalhador. Tem um problema físico que está a tratar com o clube para o resolver da melhor forma enquanto continua a jogar, e isso é o mais importante: que se recupere bem e possa dar o máximo à equipa. É um rapaz muito perspicaz e aprende todos os dias. O melhor que faz é falar em campo, faz isso como ninguém, como se viu no jogo contra o Brugges. Em cada jogo realiza pelo menos uma obra de arte que só está ao alcance de alguém predestinado a chegar ao topo.»

Jorge Mendes tem cinco jogadores no Barça: além de Yamal, tem Balde, Casadó, Guille Fernández e Ansu Fati, que está emprestado.