Selecionador espanhol diz que Yamal está pronto para jogar
Lamine Yamal, de 18 anos, brilhou na quarta-feira ao serviço do Barcelona no empate a três golos frente ao Club Brugge, na UEFA Champions League, onde marcou um golo e fez uma assistência. Após o jogo, o jogador classificou como «mentiras» as notícias sobre a sua lesão, depois de ter lidado com uma pubalgia nas últimas semanas.
Relembrar que, a jovem estrela tinha sido inicialmente convocada para os jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de Espanha, em outubro, contra a Geórgia e a Bulgária, mas acabou por ser dispensada depois de o Barcelona ter comunicado que o problema tinha reaparecido.
De la Fuente afirmou, numa conferência de imprensa na sexta-feira, que a convocatória de Yamal foi uma escolha «clara».
«Ao ver o jogo da Liga dos Campeões de há dias, ele está em perfeitas condições. O seu treinador [Flick] também disse que ele está pronto para jogar. Ele está a voltar a ser o jogador que sempre foi, e estamos felizes com isso. Temos dois jogos muito importantes pela frente e precisamos dos melhores jogadore», disse De la Fuente.
Yamal foi titular nos últimos seis jogos do Barcelona, depois de o clube o ter poupado anteriormente para tratar a sua pubalgia.
Questionado sobre se a situação de Yamal é delicada, De la Fuente sublinhou que está ciente de que o corpo da estrela do Barcelona ainda está em desenvolvimento.
«É um processo natural. Ele tem apenas 18 anos. Qualquer jogador estaria ainda em desenvolvimento a essa idade. Temos de o apoiar e ajudar, o seu clube e todos os que trabalham com ele. No clube, dão-lhe conselhos e orientam-no, e o mesmo acontece na federação», afirmou o selecionador.
A Espanha visita a Geórgia, a 15 de novembro, e depois recebe a Turquia, em Sevilha a 18 de novembro. A equipa lidera o Grupo E com 12 pontos após quatro jogos, três pontos à frente da Turquia.