Pau Victor é o reforço mais caro dos 104 anos de história dos guerreiros do Minho (foto SC Braga)

SC Braga: o maior mercado de sempre pelo sonho de ser campeão

Só Pau Victor e Mario Dorgeles custaram um total de 23 milhões de euros. A janela de verão bracarense é a mais ativa de sempre e tem em vista a meta apontada pelo presidente António Salvador: o título até 2029

Depois de, em maio, o presidente António Salvador ter apontado o sonho de, até 2029, ver o SC Braga sagrar-se campeão nacional, algo nunca visto nos 104 anos de existência bracarense, eis que junho e julho estão a ficar marcados por algo igualmente nunca presenciado nos guerreiros do Minho: o maior investimento de sempre em reforços numa só janela de mercado de transferências.

Contas feitas, e decerto ainda com outros alvos em vista, dos cofres do SC Braga já saíram quase 30 milhões de euros, mais exatamente 28,57 milhões, um recorde que tem outros nele inseridos.

Desde logo, Pau Victor, o jovem avançado ex-Barcelona que chega a Braga a troco de 12 milhões de euros, o que faz dele o reforço mais caro da história arsenalista; um título que teve outro dono por alguns dias: o médio costa-marfinense Mario Dorgeles, contratado ao Nordsjaelland por €11 M.

Portanto, só estes dois acima mencionados custaram 23 milhões; os restantes 5,57 foram assim distribuídos: Fran Navarro (em definitivo), 2,7; Gustaf Lagerbielke, 2,57; e Alaa Bellaarouch, 300 mil. A custo zero chegou Leonardo Lelo e por empréstimo do PSG Gabriel Moscardo.

Investimentos demonstrativos de que António Salvador está mesmo focado em fazer do SC Braga campeão. Como assumiu a 5 de maio... «Assumo desde já, de forma ponderada mas ambiciosa, que devemos ter no nosso foco aquilo que nos falta conquistar para a nossa montra desportiva: o título de campeão nacional. Não é uma promessa, é uma meta. Não é um sonho, é um foco. Não é uma fé infundada, é um plano. Um plano que está traçado e que vamos seguir sem desvios. Quero deixar claro, para todos, que ser campeão não é um desfecho, é um caminho», salientou no seu discurso.

Os passos desse caminho estão a ser dados e o forte investimento deste verão no plantel é a prova disso mesmo. Não há volta a dar, é mesmo preciso investir. Mesmo que Salvador vá verbalizando uma ideia diferente, como o fez em recente entrevista ao Expresso.

«O Braga nunca vai ser campeão pelo investimento, nunca vai poder comparar-se com o FC Porto, o Benfica e o Sporting a investir nas mesmas condições para ser campeão. Isso nunca vai acontecer. Nem nunca o Braga, comigo a presidente, vai entrar nessa loucura. Nem pode. Isso seria o fim do clube. Não é possível», afirmou, então, concluíndo: «Agora, aquilo que eu digo, que queremos ser campeões, vai por muito mais do que isso. Vai por aquilo que semeámos ao longo destes anos todos - das condições de trabalho, da organização, da liderança.»

Poderá também interessar-lhe (vídeo):