Sabe quantas vezes Mourinho esteve em Chaves como número 1?
Hoje é dia de estreias. Primeiro jogo do Benfica na Taça de Portugal 2025/2026, primeira deslocação das águias a Chaves na história da prova-rainha e primeiro jogo de José Mourinho, ao fim de 1200 jogos como treinador principal, na capital flaviense.
É obra: 1200 jogos. E nunca Mou foi a Chaves como técnico principal, o que, bem vistas as coisas, nem é assim tão estranho, pois José Mourinho esteve menos de quatro anos em Portugal como número 1. Foi a Chaves, sim, como treinador adjunto de Bobby Robson: 2-0 com o Sporting em 1992/1993, 4-0 em 1994/1995 e 3-2 em 1995/1996, ambos os jogos pelo FC Porto.
Mourinho nunca foi a Chaves como treinador principal e até revelou que preferia jogar hoje com Olivais e Moscavide, Sintrense, Atlético, 1.º Dezembro, Belenenses ou Comércio e Indústria. Percebe-se a ideia: deslocações pequenas, menor desgaste, mais descanso para o jogo seguinte, que é em casa do Newcastle e após as derrotas frente a Qarabag e Chelsea.
O sorteio da Taça de Portugal, porém, ditou a ida a Chaves. A 500 quilómetros de Lisboa. Havia pior (Bragança), mas não deixa de ser uma deslocação relativamente desgastante, apesar de a viagem Lisboa-Porto ter sido efetuada ontem de avião, sendo o trajeto Porto-Chaves (150 quilómetros) feito de autocarro.
Além disso, como habitualmente, o primeiro jogo da época na Taça de Portugal surge após os jogos de seleções, o que traz sempre alguma dúvida sobre a condição física dos internacionais de cada equipa.
Por seis vezes o Benfica perdeu no primeiro jogo da época na Taça de Portugal, mas apenas em duas foi eliminado. A primeira foi há quase 50 anos, a 28 de março de 1976, quando foi a Alvalade perder por 0-1 com o Sporting, golo de Libânio no prolongamento (115’). Mário Wilson (Benfica) e Juca (Sporting) eram os treinadores e José Henrique, Artur, Toni, Shéu, Vítor Baptista e Jordão (Benfica) e Laranjeira, Nélson, Fraguito, Marinho, Chico Faria e Manuel Fernandes (Sporting) os principais jogadores de cada uma das equipas.
Vinte e seis anos depois, a 24 de novembro de 2002, as águias de Jesualdo Ferreira, com Hélder, Petit, Zahovic, Roger, Nuno Gomes ou Fehér, perderam na Luz por 0-1 com o Gondomar, orientado por Jorge Regadas, cujo golo foi apontado aos 10 minutos pelo brasileiro Cílio Sousa. Nunca mais aconteceu.
Hoje há Chaves-Benfica e em dia de múltiplas estreias.