Ruben Amorim trabalhou com Hjulmand em 2023/2024 e até novembro do ano passado - Foto: MIGUEL NUNES
Ruben Amorim trabalhou com Hjulmand em 2023/2024 e até novembro do ano passado - Foto: MIGUEL NUNES

Ruben Amorim quer antecipar-se a Hugo Viana por médio do Sporting

Rivais de Manchester continuam a ter Hjulmand muito bem referenciado. United pode avançar em janeiro porque o City pensa no médio para o verão...

Amigos, amigos… negócios à parte. O treinador do United, Ruben Amorim, antes técnico do Sporting, é grande admirador de Morten Hjulmand e pensa nele para os red devils; o diretor desportivo do City, Hugo Viana, antes diretor dos verdes e brancos, também muito admira o médio leonino e adivinha-se um dérbi de Manchester pelo capitão sportinguista. Os de Old Trafford ponderam antecipar-se por saberem que no verão terão menos argumentos numa corrida a dois. Quem não está virada para saída de inverno é a administração de Alvalade, que confia na palavra do dinamarquês.

Durante o verão, de Itália chegaram ecos do interesse da Juventus em Hjulmand, médio de 26 anos do Sporting. Os agentes do dinamarquês abordaram os leões e avisaram para a possibilidade de chegada de proposta de 30 a 40 milhões de euros que logo à partida se sabia que iria ser recusada. Mas em Alvalade tocaram alarmes, sobretudo porque de Inglaterra também chegavam ecos de possível dérbi de Manchester pelo jogador…

Ruben Amorim conhece e admira Hjulmand como ninguém, ou não o tivesse recebido no Sporting em 2023 e promovido a capitão para com ele conquistar dois títulos de campeão nacional e uma Taça de Portugal. Os mesmos títulos que o camisola 42 conquistou com… Hugo Viana, hoje diretor desportivo do City e também por isso grande entusiasta do dinamarquês. E os rivais de Manchester continuam a ter o leão muito bem referenciado.

O United quer reforçar o meio-campo já na janela de janeiro do mercado. Terá alguma saída para acertar e entrada para investir. Hjulmand está no topo da lista dos red devils que sabem que os citizens vão renovar no verão e poderão nessa altura centrar forças em Hjulmand, levando vantagem por terem maior poder de investimento.

Daí a possibilidade de o United antecipar-se. Amorim e Viana são amigos mesmo antes de juntos trabalharem em Alvalade — o segundo foi o grande responsável pela contratação do primeiro em 2020 — mas nos negócios as amizades ficam à parte e o treinador quererá ver a sua administração antecipar-se ao poder da concorrência para garantir Hjulmand.

Mas a tarefa, se não impossível, nunca será fácil. Porque a administração leonina não quer vender Hjulmand neste inverno nem mesmo pelos 80 milhões de euros da cláusula de rescisão — como no verão não quis mesmo depois do prazo para exercer a cláusula ter expirado — e os ecos que chegam são de que os ingleses terão apenas 60 milhões reservados para o médio.

Indiscutível

A administração do Sporting está atenta, como no verão em que já estava avisada para os perigos de Manchester, e está também tranquila, porque confia na palavra do capitão e no acordo verbal que fez com o presidente Frederico Varandas para se manter até final da temporada e, nessa altura, abrir-se então a porta a eventual negociação.

Rúben Amorim e Hugo Viana quando trabalhavam no Sporting - Foto: A BOLA

Contratado ao Lecce em 2023, num investimento elevado de 18 milhões de euros — à data a segunda maior contratação da história dos verdes e brancos —, Morten Hjulmand superou, e de forma bem clara, as melhores expectativas da administração leonina. Titular indiscutível na primeira temporada — 49 jogos (43 a titular) com quatro golos e outras tantas assistências —, capitão na segunda, que terminou com 47 jogos (45 como titular), três golos e duas assistências. Esta época tem 11 jogos e um golo pelos leões. Termina contrato em 2028.