Rio Ave: mudança tática agradou aos adeptos
A derrota do Rio Ave em casa, frente ao Moreirense, a quinta consecutiva na Liga, atirou a equipa vila-condense para o 15.º lugar, imersa na luta pela sobrevivência. No final da partida, Sotiris Silaidopoulos garantiu ser o «homem certo para tirar o Rio Ave desta situação», assegurando que pretende continuar no comando.
Apesar de a posição do grego não ser sólida, o técnico ganhou algum fôlego ao mudar o sistema tático: abandonou a estrutura com três centrais e apostou num 4x2x3x1, mais versátil e equilibrado, que apresentou aos adeptos um Rio Ave combativo, organizado e com ideias bem definidas.
Os dois golos do Moreirense surgiram de lances de grande inspiração de Rodrigo Alonso e Stjepanovic, ainda que sustentados em movimentos coletivos de superior qualidade dos cónegos. Ainda assim, a reação do Rio Ave e a forma como procurou o empate, criando situações de perigo na baliza de André Ferreira, mereceram o aplauso do público rioavista.
Dragão: 45 anos sem vencer lá
O próximo jogo do Rio Ave é contra o FC Porto, no Dragão, e a história não deixa margem para dúvidas sobre o favorito: em 30 desafios do campeonato, a única vitória dos vila-condenses na casa azul e branca foi em dezembro de 1981, há mais de 45 anos, por 2-1, golos de Freitas e Figueiredo. Registaram-se ainda seis empates, o último recente, em fevereiro de 2024 (0-0).
Artigos Relacionados: