Sotiris Silaidopoulos está de saída - Foto: Manuel Fernando Araújo/LUSA
Sotiris Silaidopoulos está de saída - Foto: Manuel Fernando Araújo/LUSA

Silaidopoulos aborda cenário de saída: «Não gasto a minha energia com isso»

Treinador do Rio Ave fez a projeção do encontro com o Moreirense e falou sobre a sua continuidade no comando técnico

Na antevisão do jogo com o Moreirense, Sotiris Silaidopoulos abordou os rumores sobre a sua possível saída do comando técnico, afirmando estar totalmente focado na equipa e indiferente a «rumores e histórias». Contudo, o técnico grego não esclareceu se a sua continuidade está assegurada após o encontro desta segunda-feira. «É normal no futebol, quando vives momentos difíceis, surgirem rumores e histórias, em que muitas não são verdade. Não gasto a minha energia com isso». «Estou muito focado na equipa, nos jogadores, e em como vamos ganhar o jogo. Toda a minha energia está aí», acrescentou.

Quando questionado diretamente se permaneceria no cargo após o jogo com o Moreirense, a resposta foi evasiva: «Não é uma questão para mim...»

Apesar da incerteza, Silaidopoulos acredita que a especulação pode ter um efeito positivo no balneário. «Acredito que, vendo esta semana, penso que essas notícias até nos ajudam, a sério, a estarmos mais próximos, mais conectados, mais unidos. Sinto a energia dentro do grupo e que estão mesmo motivados para responder amanhã», afirmou.

O técnico reconheceu as dificuldades da equipa, que atravessa uma série de quatro derrotas consecutivas sem marcar golos, e atribuiu-as à profunda reestruturação do plantel. «Todos têm de perceber que estamos a criar uma nova equipa. Estamos sem seis jogadores do início da época, muito importantes», explicou, referindo-se a atletas como Miszta, Aguilera, André Luiz, Clayton, Panzo e Athanasiou. «Sem o André e Clayton é uma forma totalmente diferente de jogar», exemplificou.

Para Silaidopoulos, o momento atual assemelha-se a uma «pré-época», onde é necessário integrar os novos jogadores e ajustar a tática para reencontrar o caminho dos golos. «Temos de fazer isto o mais rápido possível, pois temos de marcar golos para vencer jogos», sublinhou.

Sobre o adversário, o Moreirense, o treinador grego elogiou a sua organização e estabilidade, considerando-o «um bom exemplo». Para o jogo, Silaidopoulos espera uma equipa com «boa mentalidade, personalidade, determinação em conquistar os 3 pontos» e alertou que «os detalhes vão decidir quem vence».

Por fim, o treinador fez um ponto de situação clínico, revelando que o guarda-redes Cesary Miszta voltará «em breve» aos treinos, enquanto Brandon Aguilera será submetido a uma cirurgia esta semana. «Vai ter a sua operação esta semana. Estamos todos com ele, é um jogador muito importante para nós e uma pessoa importante no balneário. Só tem de focar depois na recuperação e voltar mais forte».

Com a ausência de Aguilera, o nome de João Graça surge como uma alternativa viável. O médio foi alvo de rasgados elogios pelo seu profissionalismo e dedicação, sendo visto como um exemplo a seguir dentro do plantel. «É o exemplo perfeito de um jogador para ter num plantel. É tão trabalhador nos treinos e tão positivo, mesmo quando não tem o tempo de competição que merece. Já lhe disse que é dos melhores exemplos de um jogador profissional que já vi na minha carreira toda. Claro que tem a experiência e conhecimento, pode ser opção para nós, claro».