Jan Bednarek marcou ao Nacional e dedicou o golo a Samu (foto: FC Porto/X)
Jan Bednarek marcou ao Nacional e dedicou o golo a Samu (foto: FC Porto/X)

Muralha e mentor, Aloísio fala a A BOLA sobre Bednarek: «Muito boa leitura de jogo»

Lenda portista analisa o perfil do polaco, decisivo na vitória dos dragões na Madeira e cada vez mais patrão da defesa. «Ainda vai crescer mais com Thiago Silva ao lado dele», garante

De passagem pela cidade Invicta, onde visitou o Museu do FC Porto e proferiu uma palestra motivacional ao plantel, no Olival, antes do jogo com o Nacional, Aloísio — um dos maiores centrais da história dos azuis e brancos, estrangeiro com mais jogos de sempre pelos dragões (474) e presença assegurada no Melhor Onze de sempre eleito pelos adeptos — conversou com A BOLA sobre o momento de Bednarek, herói da vitória na Madeira.

O defesa polaco foi o autor do golo solitário (1-0) que decidiu o exigente duelo frente ao Nacional, assinando o seu primeiro tento na Liga, depois de já ter marcado esta época ao Celoricense (4-0) e ao Benfica (1-0), ambos para a Taça de Portugal. E há uma coincidência curiosa: todos os golos de Bednarek surgiram de cabeça, na sequência de cantos cobrados por Gabri Veiga — um especialista na arte da bola parada.

É alto, não é um jogador com um porte físico forte, mas é suficientemente rápido e com uma leitura de jogo muito boa, o que faz com que ele, normalmente, recorra a poucas faltas

Aloísio não escondeu a admiração pelo perfil do central contratado pelos portistas ao Southampton no último verão e pela forma como tem evoluído sob o comando de Francesco Farioli, reconhecendo nele um exemplo de sobriedade e inteligência tática: «O Bednarek é um central com um perfil muito interessante. É alto, não é um jogador com um porte físico forte, mas é suficientemente rápido e com uma leitura de jogo muito boa, o que faz com que ele, normalmente, recorra a poucas faltas e, na maioria das vezes, ganhe os duelos de uma forma natural.»

Ao refletir sobre a dimensão técnica do internacional polaco, o antigo patrão da defesa dos dragões deixou transparecer apreço por um tipo de central que alia competência e serenidade em igual medida. «Tem um bom jogo aéreo, tanto defensivo como ofensivo, e uma ótima técnica para um central», resume.

A chegada do Thiago Silva vai fazê-lo crescer ainda mais, porque terá ao lado um jogador com um enorme histórico,

Projetando o que está por vir, Aloísio vê na recente chegada de Thiago Silva ao Dragão um catalisador para o crescimento de Bednarek, convicto de que a partilha de balneário com o internacional brasileiro pode abrir novos horizontes ao polaco. «A chegada do Thiago Silva vai fazê-lo crescer ainda mais, porque terá ao lado um jogador com um enorme histórico, que servirá de exemplo — e isso ajudará muito na sua evolução», garante.

Com a autoridade de quem foi pilar de uma era dourada dos azuis e brancos, Aloísio realçou a importância de o FC Porto recuperar uma das suas tradições mais identitárias: a excelência no eixo defensivo: «O FC Porto precisava de jogadores de qualidade no eixo central, posição onde sempre contou com excelentes nomes. É fundamental para qualquer equipa ter defesas de nível, isso é meio caminho andado para conquistar títulos.»

Com o golo ao Nacional, Bednarek entrou para a restrita galeria de jogadores polacos que marcaram na Liga portuguesa, juntando-se a nomes como Juskowiak (25 golos), Saganowski (12), Kazmierczak (9), Mielcarski (8), Slusarski (7), Grzelak (6) e Szuster (4).

Além disso, o defesa portista tem-se destacado na Liga, ocupando lugares cimeiros em várias métricas defensivas e de construção: é 2.º em passes certos (1484), 2.º em passes realizados (1589), 4.º em duelos aéreos ganhos por jogo (3,95) e 3.º em toques na bola. Além, claro, de ser a unidade da equipa que mais gosta de atirar os adversários... para canto!